Exposição no Arquivo Público lembra os 30 anos das Diretas Já

Fotos, documentos, vídeos e áudios retratam o movimento histórico realizado em 1984

ter, 15/04/2014 - 18h47 | Do Portal do Governo

Há 30 anos atrás, em 1984, o Brasil se unia pelo direito de votar para presidente. O movimento Diretas Já reuniu milhões de pessoas tomaram as ruas das grandes cidades brasileiras na luta pela democracia. Para celebrar as três décadas deste momento histórico, o Arquivo Público do Estado de São Paulo realiza a partir desta quarta-feira, 16, a exposição “Povo, praça, participação: 30 anos das Diretas Já”.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A mostra reúne traz imagens de relatórios do extinto DCS (Departamento de Comunicação Social), fotografias, vídeos e documentos dos principais comícios realizados em São Paulo, como o da Praça da Sé, que em 25 de janeiro de 1984 reuniu 300 mil pessoas, e no Vale do Anhangabaú, que reuniu um milhão de pessoas em 16 de abril do mesmo ano.

photonews

Os participantes poderão ouvir trechos de discursos realizados durante os comícios, como o do narrador esportivo Osmar Santos, que ficou conhecido como a voz das Diretas.

Além do acervo do próprio Arquivo Público, a exposição contém material de entidades apoiadoras, como a Fundação Memorial da América Latina e a Fundação Padre Anchieta.

SERVIÇO
Exposição “Povo, praça, participação: 30 anos das Diretas Já”
Arquivo Público do Estado de São Paulo – Piso Térreo (Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana, São Paulo-SP)
De 16 de abril a 16 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 17h
http://www.arquivoestado.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado