Exposição na Esalq retrata os 20 anos da Série Produtor Rural

Evento também teve lançamento de publicação que busca oferecer textos acessíveis aos agricultores do Estado de SP

qui, 09/08/2018 - 11h41 | Do Portal do Governo

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), promoveu, na última sexta-feira (3), a exposição que retrata a linha do tempo da Série Produtor Rural (SPR), paralelamente ao lançamento da 65ª edição da publicação, que aborda o tema “Orquídeas”.

Vale destacar que a obra tem o objetivo de oferecer textos acessíveis aos agricultores, por meio de textos curtos e ilustrados, contribuindo para a Extensão Rural. “A SPR nos coloca como divulgadora e produtora de conteúdo, além de divulgação de informação. Sempre queremos ampliar mais”, destacou Marcia Regina Migliorato Saad, chefe da Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD) da Esalq.

Demanda

É importante frisar que a idealizadora do projeto, iniciado em 1995, foi Janeti Bombini de Moura, antiga chefe da biblioteca. “Tínhamos uma grande demanda de material para os produtores rurais. Recebíamos muitas correspondências sobre como plantar e como fazer tais coisas. Então, ficamos durante três anos em processo e, em 1997, teve início a ação. As bibliotecárias deram continuidade e o objetivo foi atingido, com publicações que apresentam uma linguagem que todos possam entender”, explicou.

Durante a exposição que retrata os 20 anos da SPR, o professor Paulo Roberto de Camargo Castro lançou o 65º exemplar da coleção. O livro expõe orientações sobre morfologia e genética das orquídeas, incluindo métodos de cultivo e as técnicas para controle de doenças e pragas.

O 65° exemplar integra uma base científica consolidada, além de curiosidades e exemplos práticos para explicar o manejo das plantas. “O objetivo é divulgar com um pouco mais de técnicas sobre as orquídeas, principalmente com a colaboração de dois departamentos da escola que trabalham com parte de pragas e doenças”, revelou o docente.