Exposição multimídia utiliza passadiço da Estação da Luz

Espaço é uma extensão do Museu da Língua Portuguesa

seg, 05/10/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Pinturas, poesia, música, vídeo-instalação e performances cênico-musicais fazem parte da exposição OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS, do artista mineiro Cacau Brasil, na Estação da Luz. A exposição, que começa nesta quarta-feira, 7, marca a primeira utilização do passadiço da Estação da Luz como uma extensão do Museu da Língua Portuguesa, que assina a co-realização da mostra. 

Com entrada gratuita, a mostra multimídia desperta no visitante o lirismo presente no cotidiano, por meio de diversas formas de manifestações artísticas. O espaço da exposição é um corredor fechado de 34 metros de extensão por 4 metros de largura e 2,40 metros de altura. Em um ambiente de pouca luz e cores contrastantes, OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS envolve o espectador a partir de sua entrada, ativando todos os seus sentidos. Ao percorrer esse caminho, o visitante passará pelas obras que dialogam e interagem entre si, fazendo com que cada um monte o seu quebra-cabeça pessoal do significado da mostra. 

Pensada, criada e dirigida por Cacau Brasil, a mostra teve três protótipos de sua concepção final. “Para a Estação da Luz, foram realizadas grandes mudanças para também adaptá-la a esse espaço tão especial”, explica o artista. “Mas a essência permanece, sem alterar a percepção causada pelo trajeto por imagens, cores, sons, cheiros e poesia”. 

A mostra é composta de 15 painéis trabalhados com óleo sobre tela em técnica mista com poesias escritas e símbolos universais em cores metálicas (cobre, ouro, prata). Placas de acrílico com poesias também poderão ser apreciadas neste ambiente, ao som de músicas coletadas pelo artista. O vídeo-instalação, com duração de sete minutos, propõe uma vivência espacial através da exibição de símbolos e ambientes imaginários. A trilha sonora do vídeo é de Paulo Rafael, que criou um mantra contemporâneo ao utilizar instrumentos metálicos. 

Serviço
Passadiço da Estação da Luz
Endereço: Praça da Luz, s/no – Centro
Telefone: (11) 3326-0775
Horário: de terça a domingo, das 10 às 18horas
Entrada gratuita (área externa da estação)

Da CPTM