Exposição multimídia na CPTM tem nova versão para pessoas com deficiência

Adaptação da mostra acontece na estação da Luz até 28 de fevereiro

seg, 22/02/2010 - 15h19 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou nesta quinta-feira, 18, a exposição OMISTÉRIOOTEMPOEMPOESIAS, do artista Cacau Brasil, uma adaptação da mostra que está na estação da Luz e agora será totalmente acessível às pessoas com deficiência.  A nova versão é resultado de uma parceria entre a ONG Mais Diferenças e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ficará em exposição até 28 de fevereiro.

O visitante contará com intérpretes de libras, tradução dos textos das obras para Braille, ampliação dos textos para pessoas com baixa visão, piso tátil e material com informações sobre acessibilidade do local, do entorno e da exposição, em versões impressas em Braille e em letra ampliada, para pessoas com visão baixa.

Além disso, os deficientes visuais receberão equipamentos para acompanharem as performances teatrais, o vídeo e as obras por meio de audiodescrição a ser feita pelo próprio artista. Cacau Brasil falará sobre a criação de cada obra, descreverá posicionamentos, cenários, formas, cores e detalhes, para que pessoas com deficiência visual possam realmente ter acesso à exposição.

Uma experiência sensorial também estará disponível para quem desejar conhecer a mostra com outros sentidos. Os visitantes poderão vendar os olhos e experimentar todos os recursos elaborados para as pessoas com deficiência, “vendo” e, principalmente, sentindo a exposição de outra maneira.

Inaugurada, em outubro de 2009, na passarela da Estação da Luz, da CPTM, a exposição traz pinturas, poesia, música, vídeoinstalação e performances cênico-musicais produzidas pelo artista baiano.

Serviço
Passadiço da Estação da Luz
Endereço: Praça da Luz, s/nº – Centro – São Paulo
Telefone: (11) 3326-0775
Horário: de terça a domingo, das 10 às 18 horas
Entrada gratuita

Da CPTM