Exposição mostra os japoneses sob o olhar vigilante do DEOPS

O Memorial da Resistência é um marco de lembrança para um momento terrível na história do Brasil

qua, 21/01/2009 - 8h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura e a Pinacoteca do Estado inauguram, no sábado, 24, o novo projeto museológico do Memorial da Resistência. Instalado na Estação Pinacoteca, o edifício que foi ocupado pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, DEOPS/SP, será residência da mostra Círculo Fechado: os japoneses sob o olhar vigilante do DEOPS/SP, que será inaugurada no mesmo dia.

O programa museológico do Memorial está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda e comunicação patrimoniais, orientados sob enfoques temáticos que evidenciam as amplas ramificações da repressão e as estratégias de resistência, por meio de seis linhas de ação: Centro de Referência, Lugares da Memória, Coleta Regular de Testemunhos, Exposições, Ação Educativa e Ação Cultural.

Espera-se que o desenvolvimento dessas ações possa colaborar na formação de cidadãos conscientes e críticos de seu passado, sensibilizar e promover a importância do exercício da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.

Para Claudinéli Moreira Ramos, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria da Cultura, realizar exposições temáticas onde antes funcionaram as celas do DEOPS, reforça as funções culturais do edifício. “O Memorial é um marco de lembrança para um momento terrível na história do Brasil, onde as celas falam por si. É um espaço para refletir, emocionar, chocar, que segue a proposta do Estado de ter espaços culturais para atender todos os públicos”.

Círculo Fechado: os japoneses sob o olhar vigilante do DEOPS/SP
De 24/01 a abril/2009
Memorial da Resistência
Largo General Osório, 66
Tel.: (11) 3337-01875
Terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 4 e meia-entrada

Da Secretaria da Cultura