Exposição mostra as curiosidades sobre a bandeira brasileira

A abertura da mostra Bandeira Brasileira será nesta quarta-feira, 19, às 11 horas

ter, 18/11/2008 - 18h07 | Do Portal do Governo

No dia 19 de novembro é comemorado o dia da Bandeira do Brasil. Para marcar essa data, o Metrô recebe a exposição “Bandeira Brasileira” na estação Paraíso. A abertura da mostra acontecerá, nesta quarta-feira, 19, às 11 horas, com um coquetel.

A instalação revela o lado curioso e o simbolismo que existe por traz da idealização da flâmula verde e amarela. A cada painel, o visitante conhece um pouco da riqueza histórica do Brasil refletida em sua bandeira.

A primeira informação transmitida pela exposição é que alguns símbolos da bandeira são anteriores à República e ao Império, contrariando a idéia de que seriam uma manifestação positivista. Um exemplo é a Constelação Cruzeiro do Sul, que, na verdade, representa a Cruz da Ordem de Cristo, primeira bandeira hasteada em solo brasileiro. E a esfera preenchida hoje pelo azul do céu tem sua origem na esfera armilar, figura presente na Bandeira de Dom Manuel I, responsável pela viagem de Cabral ao Brasil.

Verde e Amarela

A mostra tem início com uma retrospectiva histórica composta por imagens onde são relembrados os momentos políticos da colonização até a República e as bandeiras que foram idealizadas durante esse período. A partir dessas informações, é possível conhecer os elementos-base  presentes na nossa Bandeira.

A segunda parte da exposição abre espaço para demonstrar todas as formas de reprodução da Bandeira e seu uso nos diferentes assuntos como: esporte, política, charges, arte, protestos e outros.

A última parte da mostra traz o estudo do designer Joaquim Redig que mostra uma análise minuciosa das qualidades gráficas da Bandeira. Utilizando-se da metodologia do design, o autor desenvolve uma observação sistemática sobre a forma dos componentes da Bandeira e suas posições e tamanhos relativos: primeiro o retângulo, losango, círculo, e formas geométricas simples; depois as estrelas e faixa curva, mais complexas. 

Serviço

Dia: 19 de novembro
Horário: 11 h
Local: Estação Paraíso
Até 30 de novembro

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô