Exposição: Memorial da América Latina apresenta ‘Plínio Marcos, um Grito de Liberdade – Uma Exposiçã

Mostra tem apoio da Secretaria Estadual da Cultura

seg, 11/12/2000 - 14h00 | Do Portal do Governo

Mostra tem apoio da Secretaria Estadual da Cultura

O Memorial da América Latina apresenta a partir desta segunda-feira, dia 11, a exposição “Plínio Marcos, um Grito de Liberdade – Uma Exposição Quase Marginal”. Idealizada por amigos do dramaturgo paulista, que faleceu em novembro do ano passado, a mostra retrata as principais obras e também curiosidades e acontecimentos da vida de Plínio Marcos. O passeio “quase obrigatório” pelo Memorial tem entrada franca e conta com textos escritos pelo dramaturgo; obras censuradas; cenários e vestuário das peças consagradas; e até mesmo uma reprodução do restaurante Gigetto, freqüentado por Plínio Marcos nos últimos cinco anos de vida. Nas mesas desse restaurante, os visitantes poderão se servir de drinques, café e até mesmo de um prato criado pelo dramaturgo, chamado “Galinha a Plínio Marcos”.
A abertura da exposição acontece às 20 horas. Uma hora depois, está marcada a apresentação do recital Prisioneiro de uma Canção, com poesias e letras de Plínio Marcos, e que seu filho Léo Lama musicou. Às 22h30, a homenagem será feita pela escola de samba Mocidade Independente de Padre Paulo, da cidade de Santos. Também estarão presentes o time de futebol mirim do Jabaquara e atores do teatro santista.
Logo na entrada do Memorial, em um dos túneis de acesso, o público já pode entrar no clima da mostra, onde estão fixadas faixas com frases de autoria de Plínio Marcos, quase sempre polêmicas. Dentro do espaço foi montado um palco e arquibancada, onde serão realizadas leituras e performance circenses, com apresentações de palhaços.
As participações de Plínio Marcos na televisão também são lembradas na exposição, com destaque para a novela Beto Rockfeler da década de 60, na qual contracenou com o ator Luís Gustavo. Haverá ainda uma instalação dedicada à religião e ao esoterismo, que influenciaram a trajetória do dramaturgo.
A exposição ficará no Memorial da América Latina até o dia 28 de janeiro de 2001. Após essa data será transferida para outros municípios. Posteriormente, a mostra deverá ser fixada na cidade de Santos.

Data: Segunda-feira, dia 11 de dezembro de 2000 – Até o dia 28 de janeiro de 2001
Horário: Abertura às 20 horas
Local: Memorial da América Latina – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, nº 664 – Barra Funda – São Paulo/SP.