Exposição Lambe-Lambe está em cartaz em São Paulo

“Lambe-Lambe Contemporâneo - retrato delas com suas fotos” traz retratos de 17 senhoras com imagens de suas memórias da cidade de São Paulo projetadas

ter, 22/05/2007 - 7h01 | Do Portal do Governo

A exposição de fotos “Lambe-Lambe Contemporâneo – retrato delas com suas fotos”, que traz retratos de 17 senhoras, entre 64 e 86 anos, com imagens de suas memórias da cidade de São Paulo projetadas em seus corpos, vai até dia 31, no Hall de Convivência do Sesc Consolação, de segunda a sexta, exceto às quartas-feiras, das 9h às 21h, com monitoria e vídeo das 14h às 18h.

O projeto é de autoria da fotógrafa Tika Tiritilli, contemplado pelo PAC – Programa de Ação Cultural – da Secretaria do Estado da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, em Dezembro de 2006. O projeto foi realizado no Sesc Consolação, com 17 senhoras de 64 a 86 anos durante três meses.

A preparadora Mônica Sucupira utilizou recursos do teatro para fazer a preparação para a exposição fotográfica. Através de exercícios específicos, essas senhoras foram motivadas fisicamente a percorrerem suas memórias. Ultrapassando limites de idades, limites físicos, limites até de pequenos males.

Durante a primeira uma hora de cada encontro eram conduzidas a um trabalho corporal, a um trabalho orgânico. A proposta era de descongestionar, descongelar, desarrumar a cada uma delas, para que após essa uma hora, dessem seus depoimentos de uma maneira mais espontânea, quase que sem pensar, tentando tocar naquilo que as emocionava. Falaram sobre a infância, sobre família, namorados, sonho, e sobre a cidade de São Paulo, tema que é o objetivo do projeto.

A pergunta no depoimento final foi: o que levaria da cidade de São Paulo, se tivessem que ir embora dela, para sempre? Essas respostas, ou esses depoimentos se tornaram fotos delas, ou fotos de suas memórias.

Através de exercícios de percepção visual, enquadramento e noções gerais sobre câmera, elas aprenderam a fotografar. E, em seguida foram aos lugares por elas evocados nos depoimentos, e elas mesmas os fotografaram. A foto final da exposição foi realizada com a projeção das fotos feitas por elas em seus próprios corpos, surgindo o retrato delas com suas fotos, com suas memórias, com suas histórias de São Paulo.

(R.A.)