Exposição homenageia Guimarães Rosa e Machado de Assis

Exposição “Cem Com Cem Sem" acontece na Casa das Rosas a partir desta segunda, 18 de fevereiro

dom, 17/02/2008 - 14h03 | Do Portal do Governo

A Exposição “Cem Com Cem Sem” é uma homenagem ao centenário de nascimento de Guimarães Rosa e de morte de Machado de Assis. Dialogar com as obras desses ícones da literatura brasileira é a proposta dessa exposição que acontece na Casa das Rosas a partir do dia 18 de fevereiro.

A Mostra reúne um instigante panorama de experiências, fruto do desafio proposto a 15 artistas contemporâneos, em utilizar as artes visuais como forma de discussão da literatura. Cada artista fez uma leitura-própria das obras desses dois escritores, que estimula a compreensão dos sentidos e significados, abordando alguns de seus temas. Através de uma visão renovadora, o grande público terá mais uma vez, a oportunidade de entrar em contato com esse rico universo literário.

“Na criativa busca de equivalentes visuais para as metáforas de Machado e Rosa, radiografias do cérebro aludem à questão da loucura, abordada tão freqüentemente pelos dois autores; facas formam uma asa, alusão à morte libertadora; e um labirinto procura traduzir as questões místicas presentes na obra de Rosa. E as imagens vão se sucedendo, desenrolando metáforas e se multiplicando, fazendo com que o visitante atento encontre as inúmeras relações entre as obras expostas e os dois grandes prosadores”, afirma Frederico Barbosa, Diretor da Casa das Rosas em seu texto de apresentação.

“Para quem não conhece ainda Machado ou Rosa, esta exposição seguramente há de aguçar o desejo de se enveredar pelas obras instigantes de ambos. Para os que já conhecem, será de certo um passeio muito divertido na busca das relações entre o visto e o lido. De qualquer maneira, os artistas da Contempoarte se incorporam aos esforços da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia de Literatura no sentido de popularizar e estimular cada vez mais a leitura dos grandes mestres da nossa língua. Não apenas porque é necessário, mas principalmente porque é uma aventura gostosa e muito divertida”, complementa Barbosa.

Participam da mostra: Amaryllis Norcia, Bia Black, Eliane Gallo, Fernanda Naman, Glenn Hamilthon, Jaqueline Comazzi, M. Fátima Moraes, Nina Arbex, Rossanna Jardim, Suzana Garcia, Vera Pamplona, Vicencia Gonsales, Vivian Marin, Yeda Sandoval e Zuleika Bisacchi

Serviço

“Cem Com Cem Sem” (1908 – 2008)

Exposição em homenagem aos centenários de nascimento de Guimarães Rosa e de morte de Machado de Assis

Inauguração: 18 de fevereiro às 19:30h – Grátis

Visitação: 19 de fevereiro a 18 de março de 2008. Terça a sexta, das 10 às 20h – Sábados e domingos, das 10 às 18h -Grátis.

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Endereço: Av. Paulista, 37 –Bela Vista.  (Estação Brigadeiro do Metrô)

Informações pelos telefones : 11 3285-6986 (Casa da Rosas) e 11 3742-1036 (Contempoarte).

Da Secretaria da Cultura

(L.F.)