Exposição: Estações da CPTM sob o olhar do artista Canella

Será a partir da próxima terça-feira, dia 12

ter, 05/09/2006 - 19h00 | Do Portal do Governo

A partir da próxima terça-feira (12), o Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás, sediará mostra fotográfica de Rogério Canella, que reúne imagens de estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Ampliadas em painéis horizontais de 1,00 x 2,00m, as fotos fazem parte do projeto “Deslocamentos”, que enfoca as modificações na paisagem urbana e integraram a 9ª Bienal de Havana, em Cuba, no ano passado.

As intervenções na cidade são o tema preferido do artista paulista, o que explica as imagens de estações de trem em operação ou ainda em construção. Feitas sempre no período noturno, a partir das 19 horas, o cenário é marcado pelo contraste entre o claro e escuro. Uma noite chuvosa também serviu de ambientação para um dos registros desse projeto.

O artista plástico se revela exigente ao buscar as condições ideais de luz para o seu trabalho. Segundo ele, “uma luz constrói e revela lugares de passagem, geralmente esquecidos por aqueles que transitam ou habitam próximo a eles”. A cor é outro fator importante em sua obra e por isso Canella prefere os filmes coloridos aos preto e branco.

Plataformas, linhas ferroviárias, máquinas, pátios de manutenção, entre outras áreas, integram a seleção. As estações clicadas são Luz, Francisco Morato, Júlio Prestes, Itapevi, Osasco, Jurubatuba, Rio Grande da Serra, Estudantes, Brás e Calmon Viana. “A minha idéia, desde o início do projeto, era expor as fotos nos próprios locais fotografados, de forma a deslocar estas paisagens para uma outra realidade”, diz o artista.

 

SERVIÇOProjeto Deslocamentos

Data: de 12/09 até 31/10, das 4 às 24 horas

Grátis para os usuários da CPTM

R$ 2,10 para visitantes externos (valor do ingresso à estação)

Local: Espaço Cultural CPTM / Estação Brás

Endereço: Praça Agente Cícero, s/nº

Informações: 0800-055-0121 (SAU – Serviço de atendimento ao usuário)

Assessoria de imprensa da CPTM

C.A.