Exposição em homenagem a Niemeyer vai até o domingo, 13

A exposição, gratuita, foi aberta ao público no dia 15 de dezembro, data exata em que ele completa cem anos

sex, 11/01/2008 - 14h29 | Do Portal do Governo

Oscar Niemeyer fez cem anos. Para comemorar, o Memorial da América Latina – uma das belas criações do arquiteto, de 1989 – convidou um grupo de artistas de várias gerações que de alguma forma tenham vivenciado o processo de criação do arquiteto ou pelo convívio direto ou pelo estudo – ou até por ocupar uma de suas fantásticas edificações – para participar do Projeto de Ocupação da Galeria Marta Traba.

Na exposição Niemeyer 100 anos, um olhar sobre o artista, cada artista e/ou arquiteto convidado fez uma intervenção num dos painéis da Galeria – alguns de forma direta, no local, o que é conhecido no meio pela expressão em inglês site specific – outros expuseram trabalhos feitos anteriormente. Em comum, eles têm o olhar sobre o arquiteto centenário e a vontade de homenageá-lo. Como os artistas convidados trabalharam no interior da Galeria Marta Traba, pode-se dizer que eles intervieram diretamente em uma obra de Niemeyer, como é o caso da galeira.

Paulo Mendes da Rocha inaugurou as obras executadas diretamente no local em 10 de dezembro. Um dos arquitetos mais importantes do Brasil, Mendes da Rocha desenhou diretamente sobre um dos 12 painéis brancos, de 3,40 X 7,00 m cada, que circundam internamente os 1000 m2 da Galeria Marta Traba.

Marco do Valle e o professor da FAU Rodrigo Queiroz também implantaram seus projetos em homenagem ao mestre nesta segunda, na Galeria Marta Traba. A mostra sob curadoria de Fernando Calvozo terá a participação dos seguintes artistas: Alex Cerveny, Anderson Rei, Ângela Barbour, Erik Muller Thurm, Luiz Cláudio Lacerda, Marco do Valle, Maria Bonomi, Paulo Climachauska, Paulo Mendes da Rocha, Rafael Augustaitiz, Rodrigo Queiroz e Ruy Ohtake.Serviço:

Exposição – Niemeyer 100 anos, um olhar sobre o artista

Abertura ao público: 15 de dezembro de 2007.

Período da mostra: de 15/12/2007 a 13/01/2008 (de terça a domingo, das 9h às 18h)

Local: Galeria Marta Traba

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Entrada franca.

Do Memorial da américa Latina

(M.C.)