Exposição em capela na região leste da Capital reúne obras dos palácios paulistas

Esta é a primeira vez que uma exposição completa sai dos espaços palacianos

qua, 11/11/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez em 40 anos, desde que foi formada a coleção de obras de arte dos palácios do governo paulista, uma exposição completa do acervo sai dos espaços palacianos para outro local. As obras estão expostas até o dia 10 de janeiro na Capela São Miguel, na zona leste da Capital. 

A mostra “Modernistas revisitam a capela” marca a reabertura da capela que passou por obras de restauração. O prédio foi construído no ano de 1622, segundo inscrições da verga da porta principal. A capela é considerada o templo católico mais antigo da capital paulistana e integra um conjunto de monumentos coloniais. Foi ainda um dos primeiros edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938. 

A mostra está dividida em três núcleos:

Núcleo 1 – Viagem pelas raízes do Brasil – apresenta obras pertencentes à coleção dos palácios e fotografias do acervo particular de um artista convidado, associadas à idéia de resgate às origens do Brasil e das artes erudita e popular.  Parte conceitualmente das viagens do intelectual modernista Mario de  Andrade, que recolheu elementos da cultura brasileira à semelhança do olhar de cada artista que representa as regiões visitadas por Mário. 

Núcleo 2 – Devoção – revela a religiosidade popular por meio de obras de artistas como Tarsila do Amaral, que mostra em sua obra São Paulo Antigo , uma procissão. Destaque também para a Santa Cecília, de Djanira Motta e Silva. 

Núcleo 3 – A Capela e a Cidade – procura estabelecer relações com as obras e o contexto da cidade de São Paulo que cresce e acolhe os milhões de migrantes vindos principalmente das regiões norte e nordeste. Apresenta  obras associadas à origem da cidade e seu desenvolvimento. É o caso de obras como Bandeirante, de Portinarti.

Serviço
Agendamento: Capela de São Miguel Arcanjo – Telefone: 2032-3921
Ingresso:R$ 2,00
Entrada gratuita: aos sábados e domingos – estudantes da rede publica, entidades assistenciais, crianças até 7 anos, idosos com mais de 60 anos
Meia entrada: estudantes com carteirinha

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo