Exposição do Metrô simula universo de Médicos Sem Fronteiras

Amostra é multissensorial e possibilita a interação virtual dos visitantes em quatro tipos de situações

sex, 06/02/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Durante o mês de fevereiro, a exposição da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) permitirá ao público conhecer a atuação de seus voluntários em situações de emergência, ou seja, guerras, exclusão social, catástrofes naturais e epidemias. Instalada na Estação Sé do Metrô, a mostra é multissensorial e possibilita a interação virtual dos visitantes em quatro tipos de situações exibidas em vídeo.

A participação ocorre numa cabine (de 2,55 metros quadrados, escura e com chão de brita) onde a pessoa escuta sons dos ambientes das intervenções e pode decidir o que fazer numa situação de emergência mostrada no vídeo. Depois acompanha a decisão tomada pela equipe de médicos da ONG. Durante os três minutos de duração do vídeo, o visitante vivencia o cotidiano desses profissionais, atendendo casos de desnutrição, catástrofe natural, conflitos armados e epidemias.

Além da cabine, há uma exposição fotográfica com 12 imagens da atuação do movimento humanitário criado em 1971, por médicos e jornalistas franceses insatisfeitos com a ajuda humanitária oferecida durante a guerra de Biafra, na Nigéria. Hoje com 25 mil profissionais espalhados pelo mundo, leva cuidados médicos à população em situação de risco de mais de 60 países. Pelo trabalho realizado, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1999. Chegou ao Brasil, em 1991, para ajudar a cuidar da epidemia de cólera na Amazônia. Desde então, desenvolve projetos assistenciais no Complexo do Alemão, capital carioca, onde está sediada.

Na exposição, o visitante poderá ver mapas interativos das missões do movimento humanitário e ouvir explicações de seus integrantes e voluntários presentes no local. A ideia da mostra é tornar o trabalho de MSF mais conhecido pelo público e mostrar a participação do Brasil, explica a assessora de imprensa da instituição, Juliana Braga. Há 40 brasileiros atuando na organização. A mostra passou pelo metrô carioca, quando deixar a capital paulista (há previsão de se deslocar para outra estação do Metrô), seguirá para Porto Alegre, Recife e Salvador.

Serviço

Exposição Interativa Médicos Sem Fronteiras no Mundo
Estação da Sé – área paga do mezanino
Durante todo o mês de fevereiro
De segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas
Sábados, das 12 às 17 horas
Entrada gratuita

Claudeci Martins – Da Agência Imprensa Oficial