Exposição do Instituto Biológico apresenta o mundo dos insetos

Mostra é aberta ao público com entrada e estacionamento gratuitos

seg, 19/10/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A vida dos insetos é o tema central da exposição Planeta Terra que o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza a partir desta segunda-feira, 19, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A mostra vai até o dia 25 de outubro. O objetivo da SNCT é popularizar a ciência, levando ao conhecimento da população atividades que mostram a importância da ciência, tecnologia e inovação para a vida de cada um de nós. 

Na oportunidade, os visitantes poderão ver, por exemplo, como vivem as formigas, monitorando as suas atividades por meio de um formigueiro artificial. Outro destaque é a contribuição dos insetos como fonte de alimentos que são consumidos pelos seres humanos. Insetos especialistas em disfarces na natureza serão apresentados ao público, como é o caso do bicho-pau que pode atingir cerca de 20 centímetros de comprimento e se misturar aos ramos das árvores, simulando a forma de um graveto e, dessa forma, “enganar” seus predadores. 

O visitante terá também a oportunidade de entrar em uma lavoura de café no coração de São Paulo, considerada a maior plantada em área urbana. Ali, conhecerá as práticas de controle de pragas agrícolas e os insetos provenientes dessa plantação poderão ser examinados por meio de microscópios instalados na própria área. 

Uma cozinha montada na exposição servirá de referência para apresentação dos insetos urbanos, como as formigas e os cupins. Haverá também oficina de origami (dobraduras de papel) para a confecção de insetos e a apresentação de vídeo educativo sobre o tema. 

O roteiro de atividades reserva para o final uma corrida de baratas, a ser realizada no baratódromo construído para tal fim.  Grande parte dessas atividades utiliza sistema biológico, ou seja, os temas são desenvolvidos utilizando-se insetos vivos. 

A exposição é aberta ao público com entrada e estacionamento gratuitos. Escolas podem fazer o agendamento através do e-mail  planetainseto@biologico.sp.gov.br 

Serviço
Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252

Do Instituto Biológico