Exposição “Diversidade Futebol Clube” discute homofobia dentro e fora de campo

Exposição acontece no Museu da Diversidade com fotografias de Roberto Setton

seg, 16/06/2014 - 15h00 | Do Portal do Governo

Em ritmo de Copa do Mundo, o Museu da Diversidade Sexual discute a homofobia e o machismo dentro de campo e nas torcidas. A exposição “Diversidade Futebol Clube: no nosso time joga todo mundo”, lembra que apesar de progressos importantes terem acontecido na sociedade e na legislação, no futebol o preconceito à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) é grande e o tema ainda é tabu.

A mostra, que vai até 12 de outubro, gratuitamente, no Piso Mezanino da Estação República do Metrô, apresenta imagens do fotógrafo Roberto Setton, que registrou, entre 2008 e 2012, o “Futebol das Drags” evento que comemora o aniversário da boate Blue Space com um jogo de futebol entre transformistas e funcionários no meio da rua, no bairro da Barra Funda em São Paulo. Também estarão expostas fotografias produzidas por Luludi e Marlene Bérgamo.

No futebol, o esporte mais popular do mundo, o preconceito ainda produz efeitos perversos à carreira e à vida pessoal de atletas, aos milhões de torcedores LGBT que não podem frequentar os estádios, à sociedade como um todo e ao próprio esporte. Espera-se, com a exposição, proporcionar maior visibilidade à diversidade sexual. A curadoria é de Diógenes Moura.

SERVIÇO
Diversidade Futebol Clube: no nosso time joga todo mundo
Até 12 de outubro
Museu da Diversidade
Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518
De terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada franca

Do Portal do Governo do Estado