Exposição de trens e fotos marcam os 150 anos da Central do Brasil

A iniciativa é da CPTM, ANPF (Ass. Nac. de Preservação Ferroviária) e ABPF (Ass. Brás. de Preservação Ferroviária).

ter, 14/10/2008 - 19h58 | Do Portal do Governo

Uma volta ao passado da ferrovia brasileira. Esse é o clima que os visitantes do Espaço Cultural CPTM, localizado na Estação Brás, encontrarão em fotos da ferrovia, que retratam diferentes períodos e locomotivas antigas que ficarão estacionadas na plataforma 8. A mostra faz parte das comemorações dos 150 Anos da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), que começa na quarta-feira, 15, e vai até o fim do mês. A iniciativa é o resultado da parceria entre CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ANPF (Associação Nacional de Preservação Ferroviária) e ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Mostra fotográfica (de 15 a 30 de outubro)

O Espaço Cultural CPTM recebe fotos que mostram um pouco da história da ferrovia, nascida sob o reinado de D. Pedro II (1840 a 1889) e que interligava São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – trecho de maior importância comercial para o Brasil na época. No Estado de São Paulo, atualmente parte desse eixo é administrado pela CPTM, nas linhas 11 – Coral (Luz – Guaianazes) e 12 – Safira (Brás – Calmon Viana). 

A exposição será composta por aproximadamente 40 fotos, onde se vêem as principais estações da linha, locomotivas e trens a partir do marco zero da EFCB, a Estação D. Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, até a antiga Estação Roosevelt, em São Paulo (atual Estação Brás).

Exposição de trens antigos (25 e 26 outubro)

No último fim de semana do mês, duas locomotivas e três vagões antigos ficarão expostos na plataforma 8 e abertos ao público, que poderá conferir o interior dos antigos trens e seu funcionamento.

Locomotivas

A locomotiva a vapor 353, fabricada em 1927, nos Estados Unidos, rodou na Central do Brasil no trecho de São Paulo ao Rio de Janeiro até 1962. A “Velha Senhora”, como é conhecida, foi restaurada especialmente para o evento. Ela é hoje a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.

A V8, construída em 1938, atendia o trecho entre Itirapina e Jaú, com 101,4 km de extensão. Com uma potência de 3800 HP (Horse Power) as locomotivas eram o que havia de mais moderno e arrojado para a época. O modelo 6371 é o único ainda em circulação no país.

Vagões

Construído na década de 50, o Pullman Standard carregava em viagens de longo percurso as classes A e B. Os visitantes que passarem pelo carro poderão ver um pouco do luxo e conforto que os passageiros da época tinham à disposição.

O modelo Nº 1 também não fica para trás no quesito luxo. Afinal, os vagões da São Paulo Railway de 1909 eram utilizados em presenças solenes, como o Presidente da República e o Presidente de Cia. Ferroviária, em inaugurações de novas estações e estradas de ferro. Ele possui capacidade para 16 lugares com sofás, poltronas estofadas e vidros espelhados em cristais.

Por fim, o modelo Nº 19, construído na Inglaterra no final da década de 20, serviu para atender às autoridades em suas vistorias que cortavam todo o estado de São Paulo. Posteriormente, os vagões serviram para o transporte de falecidos, levando junto familiares e conhecidos até a estação mais próxima do sepultamento. Uma das personalidades que teve o corpo carregado no carro foi o jornalista e escritor Alcântara Machado, em 1935.

Serviço

“Exposição fotográfica – 150 anos da Estrada de Ferro Central do Brasil”
Local: Espaço Cultural CPTM
Endereço: Estação Brás – Praça Agente Cícero, s/nº
Data: de 14 a 30 de outubro.
Horário: das 4h à meia-noite
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.

“Exposição de trens antigos”
Local: Plataforma 8
Endereço:  Estação Brás – Praça Agente Cícero, s/nº
Data: dias 25 e 26 de outubro.
Horário: das 4h à meia-noite
Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,40 para o público externo.

Da CPTM