Exposição de peças arqueológicas fúnebres termina em agosto

Mostra com objetos de museu da USP está em exibição no Palácio dos Bandeirantes

qui, 16/07/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

As pessoas que apreciam arte podem visitar a mostra “Vida após a Vida – Testemunhos da Passagem” até o dia 2 de agosto. A exposição é realizada no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo e conta com um acervo emprestado do Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE). Ao todo, são 37 obras relacionadas a rituais fúnebres e homenagens aos mortos. A entrada é gratuita.

A exposição está dividida em quatro módulos: o funeral entre os índios Bororo, o Quarup (ritual para homenagear os mortos) entre as sociedades do Parque Indígena do Xingu, os sepultamentos na tradição arqueológica brasileira Marajoara e o Egito na época faraônica. Entre as peças, há um sarcófago egípcio, urnas funerária, máscaras, adornos como colares, viseiras de penas e brincos emplumados.

Outra atração

Simultaneamente, o Palácio dos Bandeirantes realiza a mostra “Valdir Cruz – fotografias: Sinfonia de um Viajante”. São 35 imagens elaboradas a partir de uma técnica inédita, desenvolvida pelo próprio fotógrafo. Dezessete fotos registram índios da tribo Yanomami e as outras 18 mostram as quedas d’água do Paraná. A exposição de fotografias termina no dia 26 de julho.

Serviço
Palácio dos Bandeirantes
Endereço
: Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi – São Paulo (SP)
Horário de visitação: de terça-feira a domingo das 10h às 17h (de hora em hora). Atendimento para grupos acima de 10 pessoas precisa de agendamento prévio
Entrada franca. Telefone: (11) 2193-8282.
Mais informações: http://www.acervo.sp.gov.br/

Do Acervo dos Palácios