Exposição de Matisse é realizada pela primeira vez no Brasil

Em cartaz até 1º de novembro, mostra faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil

ter, 08/09/2009 - 14h28 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo recebe a exposição individual de Henri Matisse (1869-1954), que está no Brasil pela primeira vez. O pintor e escultor virou referência no século 20 e influenciou várias gerações de artistas. Até então, somente uma parcela de brasileiros que viaja para o exterior consegue contemplar a totalidade de suas obras. Mas, agora, todos poderão conhecer sua arte. A exposição “Matisse Hoje” faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e é realizada com o apoio excepcional da Biblioteca Nacional da França.

A exposição fica em exibição até 1º de novembro. Ao todo, são 80 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados por Matisse, vindos de importantes coleções públicas e particulares da França e do Brasil, espalhadas sete salas climatizadas da Pinacoteca receberão suas obras. A mostra também é acompanhada por trabalhos de cinco artistas franceses contemporâneos – Cécile Bart, Christophe Cuzin, Frédérique Lucien, Pierre Mabile e Philippe Richard. Todos eles dialogam ativamente com o universo matissiano.

“É uma satisfação imensa receber a primeira exposição individual de Matisse no Brasil. São 80 trabalhos que estabelecem diálogos entre artistas contemporâneos brasileiros com as obras de Matisse, ressaltando sua atualidade e influência”, afirmou o governador José Serra na abertura da mostra.

“Matisse Hoje” apresenta ainda uma seleção de obras de artistas brasileiros como Beatriz Milhazes, Rodrigo Andrade, Paulo Pasta, Dudi Maia Rosa, Felipe Cohen e Waltércio Caldas. Esses trabalhos integram o acervo da Pinacoteca do Estado, cujas criações mostram um confronto com a obra do artista francês. A mostra ainda promove ciclo de debates com especialistas franceses e brasileiros.

Serviço

Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2 – São Paulo
Funcionamento: Aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada) – grátis aos sábados
Mais informações: (11) 3324-1000