Exposição de Matisse é realizada pela primeira vez no Brasil

Em cartaz de 5 de setembro a 1º de novembro, mostra faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil

seg, 24/08/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

São Paulo recebe pela primeira vez, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, a exposição individual de Henri Matisse (1869-1954). Seu nome é referência no século 20 e influenciou várias gerações de artistas. No entanto, somente uma parcela de brasileiros que viaja para o exterior consegue contemplar a totalidade de suas obras. Mas, agora, todos poderão conhecer sua arte. A exposição Matisse Hoje faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil e é realizada com o apoio excepcional da Biblioteca Nacional da França.

Matisse Hoje fica em cartaz de 5 de setembro a 1o de novembro. Sete salas inteiramente climatizadas da Pinacoteca receberão suas obras. São 80 trabalhos (entre pinturas, esculturas, desenhos, fotos, documentos e livros ilustrados por Matisse) vindos de importantes coleções públicas e particulares da França e do Brasil.

A mostra também será acompanhada por trabalhos de cinco artistas franceses contemporâneos (Cécile Bart, Christophe Cuzin, Frédérique Lucien, Pierre Mabile e Philippe Richard) que dialogam ativamente com o universo matissiano.

Matisse Hoje também apresenta uma seleção de obras de artistas brasileiros (Beatriz Milhazes, Rodrigo Andrade, Paulo Pasta, Dudi Maia Rosa, Felipe Cohen e Waltércio Caldas) do acervo da Pinacoteca do Estado, cujas criações mostram um confronto com a obra do artista francês. O evento ainda promoverá ciclo de debates com especialistas franceses e brasileiros.

Serviço

Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2 – São Paulo
Aberta de terça-feira a domingo: Das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 6 e R$ 3,00 (meia-entrada) – Grátis aos sábados
Mais informações, ligue (11) 3324-1000

Da Agência Imprensa Oficial