Exposição conta a história dos meios de pagamento no Brasil

Em cartaz na Estação Sé do Metrô, exposição vai até o final de julho

sex, 29/06/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

A exposição “Comércio, do Escambo ao Chip” que conta a história dos meios de pagamento no Brasil, foi aberta ao público hoje, dia 29, e vai até o final de julho, dia 31, na estação Sé do Metrô.

A mostra, promovida pela “Redecard”, traz o testemunho da evolução dos meios de pagamento na atividade comercial e de serviços, desde o antigo sistema de trocas até as atuais transações eletrônicas.

A exposição é dividida em quatro módulos que traçam a cronologia desta evolução, além de mostrar as curiosidades e mudanças ocorridas nas formas de pagamento.

No primeiro módulo “O escambo e a economia de troca: Os primeiros sistemas de pagamento” apresenta o trabalho dos mascates que contribuíram para a disseminação do comércio pelo interior do Brasil.

No segundo, a exposição revela o surgimento do dinheiro e dos primeiros meios de pagamento. Também é apresentada a história das populares “cadernetas de fiado” usadas nas atividades comerciais com juros baixíssimos, mas que foram extintas com o crescimento da inflação.

O terceiro módulo é aberto com um quadro ilustrativo das mudanças de padrão monetário ocorridas no Brasil, desde o cruzeiro adotado em 1942 até o real, em 1994. Um dos destaques desse módulo é o surgimento do cartão de crédito, nascido nos Estados Unidos e que depois se popularizou no Brasil.

A quarta e última parte é dedicada à tecnologia, que possibilita o desenvolvimento do sistema de meios eletrônicos de pagamento.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

(R.A.)