Exposição comemora aniversário de independência da República Dominicana

A exposição será inaugurada no dia 27 de fevereiro, data dos 163 anos da independência do país

qui, 22/02/2007 - 15h15 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina e o consulado Geral da República Dominicana em São Paulo apresentam a exposição Primazias da América (1492-1542), com fotos de monumentos históricos da época da chegada de Cristóvão Colombo à América e dos primeiros anos do século 16. A exposição será inaugurada no dia 27 de fevereiro de 2007, data dos 163 anos da independência do país, no Salão de Atos do Memorial.

Restaurados para as comemorações dos 500 anos da Descoberta da América, em 1992, esses monumentos estão muito bem conservados na zona colonial de Santo Domingo e são uma valiosa mostra da forma de vida dos primeiros colonizadores europeus. O Alcázar de Colón, casa onde morou Diego Colombo, filho de Cristóvão, e sua esposa, María de Toledo, por exemplo, mantém intactos seu mobiliário e sua tapeçaria originais.

Santo Domingo é a primeira cidade de estrutura renascentista da América. Seu traço quadriculado, com suas ruas amplas e retilíneas, constitui um vivo reflexo do ideal racionalista que despontava no pensamento ocidental. Edificada pelo Governador da Ilha, Nicolás de Ovando, acolhe parte das primeiras instituições européias transplantadas ao Novo Mundo. Entre o seu patrimônio arquitetônico destacam-se templos, monastérios, palácios, hospitais, muralhas, edifícios públicos e um notável sistema de esgoto para o desaguamento fluvial.

Que Santo Domingo seja a primeira grande cidade européia da América é um dado fundamental para alguém que pisa nessa terra milenar e não quer ir embora sem perceber a transcendência do acontecimento. Assimilado o fato histórico, ocorrido em 1496, resta saber que herança física e palpável permanece de tão descomunal marca colonial.

A Organização das Nações Unidas para a Cultura (Unesco) reconheceu oficialmente o valor que guardam as edificações coloniais da cidade de Santo Domingo quando declarou a região como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Ao todo, são 35 fotos expostas em painéis de 1,20m x 1m. A exposição fica em cartaz até 11 de março. No dia 2, será inaugurada, também no Memorial, a Mostra de Cinema da República Dominicana, com a apresentação de dez filmes do país e uma palestra com o jornalista e crítico dominicano Félix Manuel Lora Robles.

Serviço:

Exposição Primazias da América (1492-1542) – De 27 de fevereiro a 11 de março de 2007. De terça a domingo, das 9h às 18h.  

Memorial da América Latina – Salão de Atos Tiradentes (portões 1 e 5) – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô). Entrada franca. Telefone para informações: (11) 3823-4600

Da Assessoria de Imprensa do Memorial

(R.A.)