Exposição apresenta como era o cotidiano de imigrantes italianos

Memorial do Imigrante abriga a mostra até 28 de junho

sex, 22/05/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A exposição “Viagem das Palavras: Cartas, Diários e Testemunhos Escritos de Imigrantes Italianos”, que abre nesta sexta-feira, 22, às 18h, no Museu do Imigrante, resgata importantes aspectos da vida cotidiana dos italianos que vieram para cá no final do século XIX e início do século XX.

Coordenada pelo professor da Universidade de Gênova, Federico Croci, a mostra tem painéis temáticos como “A Viagem dos Sabores” – relatos dos imigrantes sobre comidas como o molho de tomate, o azeite e os cogumelos italianos, mostrando a alimentação como uma tentativa de preservação da identidade cultural.

Outro painel é “O Fio de Ariadne”, que são cartas apresentando aspectos das mulheres que ficavam na Itália e procuravam manter os laços com a comunidade e o restante da família. “A maioria dos imigrantes que chegaram ao Brasil eram homens” diz Croci.

A exposição esteve aberta para visitação em Gênova em 2004, ano em que a cidade italiana foi consagrada como Capital Européia da Cultura. Ainda em 2004, seguiu para Ottawa, no Canadá. Em São Paulo, ficará em cartaz até 28 de junho, quando parte para ser exposta na cidade de Curitiba, no Paraná, em data ainda a ser definida.

Serviço:
Memorial do Imigrante: rua Visconde de Parnaíba, 1316 (próximo a estação Bresser do Metrô)
Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta-feira até 20h.
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior). Entrada gratuita para menores de 7 anos e adultos com mais de 60 anos