Experiência francesa na gestão dos resíduos sólidos é tema de encontro virtual

Seminário online foi realizado nesta terça-feira (15) e abordou temas como a regionalização e a regulação no setor

sáb, 19/09/2020 - 12h18 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

O seminário online promovido pelo Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), em conjunto com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), foi realizado nesta terça-feira (15) e teve como tema central a “Regionalização e Regulação na Gestão de RSU: a Experiência da França”.

“Precisamos tornar realidade a gestão dos resíduos sólidos no estado de São Paulo, como determina o conceito de saneamento que engloba ainda a água e esgoto”, destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, na abertura do encontro.

Na apresentação intitulada “Cooperação Brasil – França, apoio ao desenvolvimento das parcerias público-privadas (PPPs) no âmbito dos municípios brasileiros”, o técnico francês Nicolas Bourlon, especializado no tema e chefe de Missão no Brasil da “Expertise France”, apresentou o desenvolvimento do saneamento no país europeu, passando pelos desafios atuais e objetivos do futuro.

“Existem 35 mil cidades na França e o consorciamento dos municípios foi o caminho natural para solucionar os desafios do saneamento de maneira regional”, salientou Nicolas.

Modelagens

A regulação, experiências e regionalização na gestão dos resíduos com suas modelagens e soluções também foram apresentadas durante o encontro. “Hoje dá para tomar banho no rio Siena, houve investimentos pesados para acompanhar essa demanda da sociedade”, comentou Nicolas Bourlon.

O encontro foi conduzido pelos executivos do CIRS, Ivan Mello e José Valverde; e contou também com a participação da superintendente de Regulação Técnica em Saneamento da Arsesp, Agnes Bordoni Gattai; da especialista da Diretoria de Saneamento da Agência, Danielle Lodi; do coordenador de consórcio do CIRS, Wagner Cabelho e de Francisco Maciel do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).

“Nossa lei é de 2005, enquanto os consórcios na França ocorrem desde o século XIX. Contudo, estamos evoluindo e a recente mudança na lei dos consórcios, regulamentada pelo Governo Federal, nos dá ainda mais ferramentas para trabalhar”, afirmou Francisco Maciel.