Experiência da CASA Esperança, de Itapetininga, é considerada modelo de gestão pública

O programa torna os adolescentes infratores educadores por um dia, interagindo com crianças carentes que vivem em abrigos do município

sex, 27/05/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A equipe da CASA Esperança, de Itapetininga, foi uma das vencedoras na categoria Inovação do Prêmio Mario Covas. O prêmio foi obtido com o “Projeto Lins, Trocando de Papéis”. Criado em 2009 pelo então coordenador de equipe da unidade Wilson Lins de Araújo, com apoio da diretoria, o programa torna os adolescentes infratores educadores por um dia, interagindo com crianças carentes que vivem em abrigos do município.

A iniciativa é anual e acontece frequentemente no mês de outubro, em alusão ao Dia das Crianças. Até 2010, cerca de 35 crianças participaram das atividades promovidas na unidade, como brincadeiras, jogos, teatro, entre outros.

“Um dia estávamos na quadra, observando a luta dos educadores para incentivar os jovens e pensei: por que não trocamos os papéis para eles perceberem as dificuldades do trabalho?”, lembrou o criador do projeto Wilson Lins Araújo . “A ideia é que eles aprendam a importância do amor e de se colocar no lugar dos outros”, analisou a diretora Rosana Vieira.

De acordo com articuladora Thais Albuquerque, apesar da resistência inicial das organizações locais, hoje essas instituições se mostram mais abertas ao relacionamento com a unidade e solicitam a ampliação da participação. “Já nos consideramos vitoriosos”, resumiu Araújo.

Da Fundação Casa