Expansão do Shopping Metrô Itaquera aquece economia da Capital

Somente durante o período de execução das obras, empreendimento criará mil novos empregos diretos

ter, 21/06/2016 - 12h14 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça (21) do lançamento das obras de ampliação do Shopping Metrô Itaquera. Com previsão de inauguração em outubro de 2017, o centro comercial terá mais 20,9 mil m², 160 lojas satélites, além de 7 lojas âncoras, 17 de fast-food, 3 restaurantes e mais 1.500 vagas de estacionamento.

“Essa parceria é um bom exemplo de ganha-ganha. Ganha o Governo do Estado porque temos uma participação nos resultados do shopping, que deve crescer com a expansão uns 60% a mais. Depois ganha a sociedade, pois teremos aqui mil empregos diretos na construção da ampliação e teremos um investimento de R$ 275 milhões e depois de pronto mais 2.500 empregos”, afirmou Alckmin. A ampliação do empreendimento combinou os esforços do setor privado com o Governo do Estado de São Paulo.

Inaugurado em 2007, o Shopping Metrô Itaquera recebe aproximadamente 60 mil pessoas por dia, sendo a principal referência comercial na Zona Leste de São Paulo. Com localização privilegiada, atende a uma população de pelo menos 1,1 milhão de pessoas e está interligado à estação do Metrô Corinthians-Itaquera, CPTM, Terminal Urbano Corinthians-Itaquera, Etec e Arena Corinthians.

O Shopping Itaquera é um empreendimento anexo à estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô e transporta cerca de 1,5 milhão de usuários diariamente. A estação Itaquera recebe cerca de 100 mil usuários por dia e faz integração com Terminal de Ônibus Urbano e com a Linha 11-Coral – Expresso Leste da CPTM.

Metrô de São Paulo
Diariamente, a malha metroviária transporta cerca de 4,7 milhões de passageiros. Apenas na estação Corinthians-Itaquera, circulam todos os dias 192 mil pessoas. Em 2015 o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 25,6 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.

Além das receitas com a arrecadação da tarifa, o Metrô também loca espaços comerciais e recebe participação no faturamento dos shoppings centers. Em 2015, os shoppings Metrô Tatuapé, Boulevard Tatuapé, Santa Cruz, Itaquera, Tucuruvi, terminais rodoviários e imóveis geraram uma receita para a Companhia de R$ 84,6 milhões, de um total de R$ 162,4 milhões. Para 2016, o Metrô espera arrecadar R$ 175,2 milhões com receitas não-tarifárias.

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