Expansão do Metro de SP tem apoio do BIRD

Financiamento de US$ 650,4 milhões aumentará a mobilidade, segurança e conforto de moradores de áreas de baixa renda da cidade

ter, 20/04/2010 - 19h45 | Do Portal do Governo

O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD aprovou, nesta terça-feira, 20, um empréstimo de US$ 650,4 milhões para apoiar o Governo de São Paulo na expansão da Linha 5 – Lilás do Metrô. As melhorias beneficiarão um grande número de moradores de baixa renda da região sul da cidade. Em 2013, quando a linha estiver plenamente operacional, de Capão Redondo à Chácara Klabin, o número de passageiros da Linha Lilás passará de 170 para 628 mil.

O financiamento do BIRD proporcionará a compra de 26 novos trens e a implantação de um novo sistema de sinalização (CBTC- controle de trens baseado em comunicações) e de portas de plataforma, o que garantirá ainda mais segurança aos usuários.

A incorporação de novos sistemas digitais de sinalização e controle de tráfego ajudará a reduzir o tempo de espera entre os trens, possibilitando o transporte de mais usuários com maior conforto. As plataformas das estações contarão com portas de segurança de vidro que abrirão apenas para embarque e desembarque. Todos os trens contarão com sistema de emergência contra incêndios, ar-condicionado e passagem livre entre os vagões.

O montante foi financiado pelo BIRD pelo prazo total de 30 anos, com período de carência de 5 anos e taxas de juros baseada na Libor.

Extensão da Linha 5

A extensão da Linha 5 – Lilás ligará a estação terminal atual Largo Treze à Chácara Klabin (Linha 2 – Verde). Atualmente a Linha 5 – Lilás opera no trecho entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, com seis estações, extensão de 8,4 km e oito trens, atendendo hoje 170 mil passageiros dia/útil.  A expansão até Chácara Klabin prevê um aumento de 11,7 Km em vias operacionais e mais 11 estações, construção de um pátio de manutenção e estacionamento de trens.

A Linha 5 – Lilás, quando totalmente concluída, contará com uma extensão de cerca de 20 km e 17 estações, de Capão Redondo a Chácara Klabin (Linha 2 – Verde) com previsão de demanda de 628 mil passageiros/dia.  Também será integrada à Linha 1-Azul, na estação Santa Cruz.

Essa expansão reduzirá em aproximadamente 54 minutos o tempo de deslocamento até o centro para usuários de baixa renda da zona sul da cidade. Também facilitará o acesso a oito grandes hospitais, tornando os serviços públicos básicos mais acessíveis a um grupo maior da sociedade.

Plano de Expansão

“O plano de expansão do transporte de passageiros sobre trilhos é uma absoluta prioridade para o Governo de São Paulo, e a extensão da Linha 5 – Lilás é fundamental para a integração de toda a zona sul a esse sistema, melhorando a qualidade de vida das pessoas na mais populosa região da capital”, afirma o governador Alberto Goldman.

Até o final de 2010, a rede com qualidade de metrô será quadruplicada, passando de 60 km para 240 km. Desse total, 162 km são linhas da CPTM. O Plano de Expansão também reaqueceu a indústria ferroviária, com a compra de 107 trens. Trata-se do maior investimento já feito no setor.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos