Expansão da Linha 2-Verde do Metrô avança com encontro de dois túneis

Encontro ocorreu na tarde de terça-feira, 24

qua, 25/06/2008 - 15h59 | Do Portal do Governo

O Metrô realizou o primeiro encontro de túneis nas escavações para a expansão da Linha 2-Verde até Vila Prudente, na terça-feira, 24. A ligação entre os túneis aconteceu no trecho compreendido entre o poço de serviço “Arroio Hondo” e o poço de ventilação e saída de emergência, “Cipriano Siqueira”, completando um túnel de mais de 275 metros. O Metrô já escavou, até o momento 25% dos túneis. Com a execução desse novo trecho, o Metrô está chegando mais perto dos moradores da região Sudeste da capital paulista.

Até 2010, com o Plano de Expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a rede metroferroviária vai aumentar para 240 Km, com a transformação de 160 Km da CPTM em metrô de superfície. Os avanços já podem ser percebidos pela população. Atualmente, são construídas três linhas simultâneamente: a Linha 4-Amarela e as expansões das linhas 2-Verde e 5-Lilás (a última, em fase de desapropriações).

Com uma extensão de 4,3 km e três estações: Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, essa nova etapa da Linha 2-Verde deverá ser concluída até o primeiro semestre de 2010. O empreendimento exigirá investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões, gerando 1.500 empregos diretos.

As escavações acontecem há mais de 20 metros de profundidade, a partir do poço “Padre Francisco Xavier Roser”, no Ipiranga, e seguem (quase imperceptíveis para a maioria das milhares das pessoas que moram, trabalham ou simplesmente passam por essa importante região) em direção à futura estação Sacomã. As obras prosseguem em 12 frentes de trabalho.

Nesse primeiro trecho de obras, entre as estações Alto do Ipiranga e Sacomã, o método construtivo utilizado é o New Austrian Tunnelling Method (NATM), que consiste na escavação semimecanizada, realizada por etapas, de cima para baixo, totalmente em subterrâneo.

A cada avanço de 80 centímetros de escavação, coloca-se uma cambota metálica, que é incorporada ao maciço com a utilização da técnica conhecida como concreto projetado.

A terra escavada é transportada por máquinas até as caçambas que ficam situadas na entrada dos poços. Na seqüência, as caçambas cheias são retiradas verticalmente, por um pórtico (guindaste), e levada até os caminhões.

Próximo à estação Tamanduateí haverá um pequeno trecho executado a céu aberto, na transição da via subterrânea para a elevada. Após a estação Tamanduateí, o Metrô segue 380 metros em elevado e volta a ser subterrâneo, seguindo assim até a estação Vila Prudente.

As três estações já se encontram em construção. A estação Sacomã está instalada sob o eixo da rua Greenfield, entre as ruas Bom Pastor e Lino Coutinho. A estação Tamanduateí, que fica próxima à avenida Presidente Wilson, será integrada com a estação Tamanduateí da CPTM. Já, a estação Vila Prudente fica em um terreno adjacente a avenida Luís Inácio de Anhaia Mello, entre as ruas Itamumbuca e Cavour.

A Linha 2-Verde do Metrô opera atualmente entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga, com 10,7 Km, passando em subterrâneo por toda a extensão da avenida Paulista. Com a expansão até Vila Prudente, a linha passará a ter 15 Km de extensão, ampliando de 405 mil para 835 mil o número de pessoas transportadas por dia.

Do Metrô

(M.C.)