Expansão da Atividade Delegada é o tema do Conversa com o Governador

Mais seis municípios paulistas assinaram convênio para aderir ao programa da Secretaria da Segurança Pública

seg, 17/06/2013 - 14h47 | Do Portal do Governo

A expansão do programa Atividade Delegada no Estado está entre os destaques desta edição do Conversa com o Governador. Taubaté, Guaratinguetá, Poá, Bastos, Angatuba e Tanabi assinaram convênio com a Secretaria da Segurança Pública e aderiram ao programa.

O governador Geraldo Alckmin destaca as vantagens do programa. “O resultado disso é um ganha-ganha, ganha o policial porque terá, além do seu salário, R$ 1.200,00 de rendimento a mais. Ganha o Estado, porque teremos maior presença da polícia nas ruas e ganha a população que fica mais protegida e tem mais tranquilidade na sua cidade”, afirmou.

A Atividade Delegada já foi implantada em 23 municípios paulistas e outros 40 estão em processo de documentação. O objetivo do Governo é levar o programa às 645 cidades do Estado. Para ser implantado, a Prefeitura deve manifestar interesse, e encaminhar um projeto de lei para aprovação da Câmara Municipal, apresentar a documentação à Secretaria da Segurança Pública e assinar o convênio.

Alckmin lembrou que o envolvimento do governo municipal é muito importante para reforçar a segurança e “pode, nessa sinergia, chegar a uma redução forte dos índices de criminalidade em benefício da população”.

O governador também falou do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa que regulamenta comércio dos desmanches de veículo e evita que a atividade alimente a cadeia de roubo e, indiretamente, incentive o crime. “É um projeto pioneiro no Brasil, já fizemos isso no caso dos postos de combustível. Os postos com sonegação, produto adulterado, fraude volumétrica e fraude de qualidade são fechados e perdem o CNPJ”, exemplificou Alckmin.

Outras medidas reforçam a segurança no Estado, começando pelo fortalecimento dos recursos humanos, com aumento do número de policiais. O Estado já autorizou a contratação de mais 2.800 policiais civis entre delegados, investigadores, escrivães e agentes e mais 1.865 novos policiais para polícia científica, que reforça o trabalho de inteligência, perícia e agiliza a investigação dos crimes e a prisão dos criminosos.

Na Polícia Militar o Governo vai liberar mais mil policiais para o trabalho ostensivo nas ruas no segundo semestre, que vão deixar de fazer escolta de presos. Essa atividade será feita pelos novos agentes de escolta, que já foram contratados, estão fazendo o curso e começam a trabalhar no segundo semestre. E ainda haverá a formatura de 2.300 policiais militares.

Alckmin destacou a criação do Deinter-10 na região de Araçatuba, para aprimorar e ter mais resultados na investigação e no trabalho na polícia judiciária e na polícia científica. Em Campinas, o Estado está trabalhando na implantação da 2ª Delegacia Seccional. Uma mudança importante destacada pelo governador foi a transferência do latrocínio do DHPP (Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa) para o Deic (Departamento Estadual de Investigações sobre Crime Organizado).

Do Portal do Governo do Estado