Exercício aeróbio reduz inflamação brônquica e sintomas de asma

Estudo feito pelo Hospital das Clínicas comprova tal eficácia; 58 pessoas foram avaliadas

qua, 22/07/2015 - 18h40 | Do Portal do Governo

Pesquisadores do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), acabam de comprovar que exercício aeróbio reduz a inflamação brônquica e gravidade dos sintomas, com melhora da qualidade de vida dos pacientes. O estudo foi realizado com 58 pacientes com asma moderada e grave.

Foi avaliada a hiperreatividade brônquica (HB), uma das principais características da asma, antes e depois do ensaio. Os níveis de proteínas inflamatórias (citocinas) presentes na asma e de IgE, um anticorpo produzido pelo organismo de pessoas alérgicas, também fizeram parte da pesquisa.

Segundo o Celso Carvalho, coordenador do estudo, os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo realizou exercício “placebo” enquanto o outro realizou 35 minutos de exercícios aeróbios em esteira, duas vezes por semana, durante três meses.

Os resultados surpreenderam. No grupo de exercício aeróbico, a hiperresponsividade reduziu em uma dupla dose, o que significa que os pacientes eram capazes de tolerar a duas vezes os fatores gatilhos que desencadeiam sintomas. O grupo que realizou exercício placebo não apresentou benefício.

Os níveis das citocinas inflamatórias também caíram significativamente no grupo de exercício aeróbio e o número de dias livres de sintomas aumentou, o que significou que o exercício diminuiu a inflamação e os dias com sintomas de asma.

Por último, a qualidade de vida aumentou significativamente na grande maioria do grupo que fez exercício aeróbio (70%). Os efeitos foram mais acentuados em pessoas com níveis mais elevados de inflamação sistêmica.

Do Portal do Governo do Estado