Exames em SP auxiliam na detecção precoce do câncer de mama

Dia Nacional da Mamografia é celebrado nesta terça-feira (5); programa Mulheres de Peito oferece estrutura para pacientes

ter, 05/02/2019 - 13h01 | Do Portal do Governo

Esta terça-feira (5) marca o Dia Nacional da Mamografia, instituído há dois anos para sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame ligado à detecção precoce do câncer de mama, o tipo mais comum entre as pacientes no Brasil e no mundo.

Apesar disso, muitas mulheres desconhecem a importância dos exames preventivos, que podem ser fundamentais no combate à doença. A dona de casa Salete Pelizzaro realizou recentemente a mamografia e descobriu alguns nódulos benignos no seio. “Por isso, é muito importante fazer o exame. Graças a Deus, os nódulos são benignos. Quanto mais cedo isso for diagnosticado, melhor”, enfatiza.

Segundo o mastologista Luiz Henrique Gebrim, o câncer de mama atinge todo e qualquer tipo de mulher. “É importante saber que, quanto mais idade a mulher tem, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, pois pode ser um câncer silencioso. O que mais preocupa é o aparecimento de nódulos”, explica.

Resultados

O Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, apresenta resultados positivos no que diz respeito à prevenção do câncer de mama. Desde o início da ação, em 2014, as carretas que circulam pelos municípios já realizaram mais de 185,8 mil exames, sendo 176.254 mamografias, 6.801 ultrassonografias de mama, 729 biópsias de mama e encaminharam 2.018 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais.

Os veículos percorrem o Estado e oferecem mamografias grátis, sem necessidade de pedido médico, para mulheres entre 50 e 69 anos. A carreta do Mulheres de Peito também atende pacientes mais jovens. Porém, nesses casos, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, enfatiza a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

Atendimento

A carreta oferece exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), da Secretaria de Estado da Saúde, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Vale destacar que o câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. “O acesso ao exame de mamografia agiliza o diagnóstico e o tratamento precoce para a doença”, explica o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann,

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

SERVIÇO

Confira o cronograma das carretas da mamografia nos próximos dias:

Cidade: Bauru
Período: até 16 de fevereiro
Endereço: Rua José Ferreira Marquês até a quadra 06 (Em frente a CIA do Caldinho) – Ponto de Referência: Parque Vitória Régia

Cidade: Itu
Período: até 16 de fevereiro
Endereço: Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14
Ponto de Referência: ao lado do Terminal de Ônibus

Cidade: Presidente Prudente
Período: até 16 de fevereiro
Endereço: Av. Cel. José Soares Marcondes, 2380 – Vila Euclides

Cidade: Serrana
Período: até 9 de fevereiro
Endereço: Rua Dr. Tancredo de Almeida Neves, 95 – Bairro Jardim Boa Vista
Ponto de Referência: Atrás do Fórum