Exames da certificação ocupacional para dirigente regional de ensino começam nesta segunda

Servidores certificados terão seu currículo incluso no Banco de Talentos do Estado

seg, 12/04/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

A partir desta segunda-feira, 12, 632 servidores públicos da Secretaria da Educação realizam os exames da certificação ocupacional. O atual processo inclui a participação dos servidores designados substitutos dos ocupantes do cargo comissionado de dirigente regional de ensino. A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a entidade externa contratada para realizar o processo e emitir os certificados. O período de aplicação das provas segue até o dia 30 de abril.

A prova de Conhecimentos e Habilidades Técnicas será composta por 50 questões objetivas, de múltipla escolha, com duração de duas horas e meia. Na sequência, o candidato deverá realizar o inventário comportamental, de 20 minutos de duração e sem caráter eliminatório, que apontará as características mais marcantes da tendência de comportamento do candidato, como estilo interpessoal e estratégia de tomada de decisão.

Os exames serão realizados em sistema web em centros de testes da FGV. São 14 salas, localizadas nos municípios de São Paulo (duas salas), Santo André, Guarulhos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Sorocaba, Registro, Santos e São José dos Campos. Os centros de testes contam com monitores treinados pela FGV para monitorar a realização do exame. Além disso, as salas são equipadas com câmeras.

Será certificado o servidor que acertar 60% da prova e, no mínimo, 50% em cada um dos oito subtemas do exame de Conhecimentos e Habilidades Técnicas. O resultado será divulgado no dia 7 de maio. A certificação ocupacional do cargo de dirigente regional de ensino tem validade de três anos e será emitida pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas – EBAPE, da FGV.

Os servidores públicos certificados terão seu currículo incluso no Banco de Talentos do Estado. A ferramenta será utilizada tanto para selecionar profissionais para cargos vagos de dirigente regional de ensino como para escalar os servidores que substituirão temporariamente os ocupantes dos cargos.

A certificação ocupacional, instituída em julho de 2008 por decreto do Governador José Serra, tem por objetivo atestar o conhecimento, habilidades e capacidade técnica dos ocupantes de cargos confiança nas áreas estratégicas de comando das secretarias e assistências das secretarias e autarquias paulistas. Na área da Educação, o Certificado Ocupacional é obrigatório para os ocupantes do cargo comissionado de dirigente regional de ensino.

Serviço
Site: www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp
Provas: 12 a 30 de abril
Resultado: a partir de 7 de maio

Da Secretaria de Gestão Pública