Exame de Certificação Ocupacional para Dirigente de Ensino abre pré-inscrição

São oferecidas 1.000 vagas e as pré-inscrições podem ser feitas até 20 de dezembro

seg, 29/11/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas as pré-inscrições para o 3º Processo de Certificação Ocupacional para o cargo de Dirigente Regional de Ensino voltado a diretores de escola e supervisores de ensino da rede estadual. Para participar, os candidatos devem preencher alguns requisitos exigidos para o cargo (vide lista abaixo). Os interessados podem fazer sua pré-inscrição até o dia 20 de dezembro acessando o site da Unidade Central de Recursos Humanos (UCRH) da Secretaria de Gestão Pública (www.recursoshumanos.sp.gov.br/certificasp), no link Sistema Certifica SP. É importante que o candidato informe corretamente seu endereço de e-mail para receber as informações relativas a sua participação no processo.

A partir do dia 3 de janeiro de 2011, será divulgada no site da UCRH a lista dos candidatos que tiverem suas pré-inscrições confirmadas. Estes deverão efetivar sua inscrição até o dia 18 de fevereiro, no próprio site, onde terão acesso à relação dos Centros de Testes credenciados para agendar o seu Exame de Certificação, cuja prova será realizada entre os dias 23 de fevereiro e 25 de março. A certificação é concedida pela Fundação Getúlio Vargas aos candidatos que alcançarem um aproveitamento igual ou superior a 60% no Exame, e obterem, em cada subtema, aproveitamento igual ou superior a 50%.

O processo de Certificação Ocupacional para cargos em comissão, empregos e funções de confiança foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Decreto nº 53.254 , de 21 de julho de 2008. Trata-se de uma certificação que tem por objetivo atestar a competência para o exercício de cargos ou funções determinadas, com enfoque totalmente prático e alinhado à atuação dos profissionais com o direcionamento estratégico da organização na qual está inserido.

Requisitos para participar do Processo de Certificação

– Possuir nacionalidade brasileira ou ser naturalizado brasileiro;

– Gozar dos direitos políticos;

– Estar quite com as obrigações eleitorais;

– Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para o candidato do sexo masculino;

– Possuir Licenciatura Plena em Pedagogia ou Pós-Graduação na área de Educação;

– Possuir no mínimo oito anos de exercício, efetivamente prestados no magistério, sendo dois anos no exercício de cargo ou função de suporte pedagógico, ou de direção de órgãos técnicos, ou ter, no mínimo 10 anos de magistério na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo;

– Ser titular de cargo de Supervisor de Ensino ou de Diretor de Escola, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo;

– Não estar readaptado;

– Não ter sofrido penalidades nos últimos cinco anos.

Da Secretaria da Educação