Exame cardíaco será feito via celular em SP

Serviço está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde

seg, 17/12/2007 - 9h42 | Do Portal do Governo

Desenvolvido por intermédio do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, hospital estadual, o novo aparelho permitirá em breve que a eletrocardiografia seja realizada nas unidades solicitantes. O projeto já está em fase de teste no próprio Dante, no Hospital Regional Sul e no Ambulatório Várzea do Carmo, todos na capital paulista.

Atualmente, quando o médico de uma Unidade Básica de Saúde pede um eletrocardiograma, o paciente normalmente precisa procurar outra unidade, fazer o exame, retornar para buscar o laudo e então, apresentar para o médico que solicitou.

Com o novo aparelho será possível realizar o exame no próprio posto de saúde. Isso porque o resultado será encaminhado para um especialista do Dante Pazzanese, que irá analisar e devolver o laudo também via sinal de celular para o aparelho. Esta análise, que antes era feita direto no papel, levava cerca de cinco minutos para ser concluída. Com o novo sistema, totalmente automatizado, não leva mais que um minuto

Outra vantagem é que o aparelho não necessita de um computador para funcionar. Basta apenas sinal de transmissão de telefone celular.

“Com o desenvolvimento desse tipo de tecnologia, queremos permitir que especialidades médicas cheguem a lugares distantes, beneficiando toda a população,” explica Leopoldo Piegas, diretor do Dante Pazzanese.

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia fica na avenida Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera – São Paulo – SP.

Da Secretaria da Saúde

(L.F.)