Ex-interno da Fundação Casa é revelação na Feira de Ciências

Aluno criou composto à base de giz para regular a acidez do solo

qui, 21/07/2016 - 15h25 | Do Portal do Governo

“A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” As sábias palavras de Paulo Freire podem ser personificadas na recente história do ex-interno da Fundação Casa, Jonathan Felipe da Silva Santos, 18, vencedor do Prêmio Revelação da Feira de Ciências da rede estadual de ensino.

Aliás, foi durante as aulas ainda na Fundação Casa – quando cumpria medida socioeducativa – que o garoto, hoje estudante do ensino médio, desenvolveu um composto, feito à base de giz, capaz de corrigir a acidez do solo. “A professora de química Andreia [Chiarioni] falou sobre o tema na aula e fiquei curioso de como este problema poderia ser resolvido”, lembrou o garoto.

Com o auxílio da docente, Jonathan deu início ao processo de pesquisa até chegar no componente ideal. “Um pedaço de giz mudou a minha vida e isso também incentivou meus colegas a criarem projetos lá dentro. Agradeço muito à minha professora que me incentivou e acreditou em mim”, disse.

A pesquisa, além de render-lhe o destaque na Feira de Ciências, também ajudou o jovem a enxergar um novo rumo. “Não esperava ganhar prêmio nem ser reconhecido. Mas hoje já sei o que quero para o meu futuro”, conta Jonathan. “Vou estudar para entrar na faculdade de veterinária.”

Depois de cumprir a medida socioeducativa, o jovem voltou para casa com novas metas. Hoje, divide o tempo entre a escola e o trabalho na lavoura. “Se o trabalho começar a atrapalhar meus estudos, vou ficar somente na escola”, garante. O trabalho foi um dos seis finalistas da edição 2016 da Feira de Ciências.

O passado
Durante sete meses, o jovem ficou internado na Fundação Casa de Araçatuba, depois de ter sido flagrado pela polícia com objeto proveniente de furto.

Do Portal do Governo do Estado