Ex-beneficiária do Renda Cidadã vira funcionária do Cras

Regilene Cachelli, há um ano empregada, contou com a ajuda do programa de transferência de renda do Estado

qui, 05/06/2014 - 15h25 | Do Portal do Governo

“O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) é um lugar que ajuda muito as pessoas. Queria retribuir toda assistência que recebi de lá. Tudo que sonhei e planejei para minha vida, hoje consigo com o meu trabalho”, conta Regilene Cachelli, 30, hoje funcionária do Cras do município de Santo Antonio de Posse.

Há três anos, ela e o marido Rogério Novaes dos Santos, com quem tem três filhos, estavam desempregados. Até o dia em que uma amiga falou sobre o local, e lá, Regilene recebeu orientações, atendimento e apoio dos programas Vivaleite e Renda Cidadã, ambos do Governo do Estado.

Por meio do Renda Cidadã, famílias com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo recebem um benefício social de concessão temporária. É um programa de transferência de renda que promove ações complementares e concede apoio financeiro direto à família.

O Cras é como uma porta de entrada da assistência social. Trata-se de uma unidade pública municipal, integrante do Suas (Sistema Único de Assistência Social), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social.

Quando passou no concurso público realizado pela prefeitura, Regilene escolheu o Cras para trabalhar. “É um lugar que ajuda muito as pessoas. Queria retribuir toda assistência que recebi de lá. Tudo que sonhei e planejei para minha vida, hoje consigo com o meu trabalho”.

Enquanto a família conseguiu apoio financeiro, Regilene participou de vários cursos que eram oferecidos pela prefeitura para os beneficiários do Programa. Até que há um ano, passou a integrar o quadro de servidores do município.

Confira os endereços de todos os Cras no Estado.

Do Portal do Governo do Estado