Ex-alunos da Unesp lançam revista em quadrinhos

Evento ocorre na sexta-feira, 11, às 19h30

sex, 11/07/2008 - 8h29 | Do Portal do Governo

Será lançada nesta sexta-feira, 11, às 19h30, na HQMIX Livraria, em São Paulo, a revista em quadrinhos Subversos, criada pelos ex-alunos do Instituto de Artes (IA) Alexandre Manoel Ferreria, Igor Shin Moromisato e Ricardo Akira Sanoki.

A revista retrata o cotidiano urbano e visa publicar, gratuitamente, histórias em quadrinhos (hqs) de jovens talentos que não possuem espaços para suas produções. “Por ser uma revista gratuita, a Subversos já se difere das outras, além de pretender formar um novo público leitor que não tem acesso a esse tipo de publicação que, por ser pago, geralmente, fica restrito aos próprios criadores”, diz Ferreira.

Com uma tiragem de 2500 exemplares, a revista é fruto de uma parceria entre os criadores e a Prefeitura de São Paulo, por meio do programa VAI (Valorização de iniciativas culturais), que financia projetos culturais organizado por jovens moradores da cidade. “Eu tenho a idéia de lançar esta revista desde 2004, porém, a oportunidade surgiu apenas após o apoio da VAI, que financia integralmente o nosso projeto, o que não é comum no Brasil”, revela o quadrinhista.

O acordo firmado com a Prefeitura objetiva publicar, apenas autores que não possuem trabalhos em outras editoras, o que propicia a abertura de um novo espaço a estes autores anônimos.

A revista estará disponível gratuitamente em bibliotecas municipais e comunitárias, centros e oficinas culturais, casas de cultura, lojas especializadas em histórias em quadrinhos em algumas faculdades que mantenham algum núcleo de pesquisa e produção de hqs. “A distribuição gratuita contribui para uma maior exposição desses autores, ao meso tempo que forma novos públicos e novos mercados”, explica um dos criadores.

Segundo Ferreira, a escolha dos autores ocorreu de uma forma convidativa a amigos e por divulgação via internet. “Nos dois casos recebemos muito material, selecionamos de acordo com a qualidade dos trabalhos e com a temática da revista que é o cotidiano urbano, mesmo assim, ficaram muitos trabalhos bons de fora por falta de espaço”, acrescenta.

Com um nome alusivo a subversivo, subterrâneo e versos, a Subversos contará com doze histórias e uma seção de tiras e ilustrações, produzidas por 17 autores de diferentes cidades do País como: São Paulo, Franco da Rocha, Valinhos, Barra Bonita, Cachoeira do Sul (RS) e Salvador (BA).
Além dos organizadores Alexandre, Igor e Akira, também autor da capa, todos formados pelo IA, participam da revista Alescio Vieira e Aluisio, ta,bém graduados pelo Instituto, e Rafael Andres, ex-aluno do curso de Educação Art´pistica da Unesp de Bauru.

Os autores interessados em participar das próximas edições da revistas, poderão se inscrever pelo e-mail: revistasubversos@gmail.com ou pelo blog www.revistasubversos.blogspot.com

Informações:
Lançamento da revista Subversos
Local: HQMIX Livraria, Pça. Franklin Roosevelt, 142
Data: 11 de julho
Horário: 19h30
Tel:11 – 3258-7740

Da Unesp

(M.C.)