Ex-aluna do Projeto Guri integra a Orquestra Jovem das Américas

Essa é a primeira vez que Anna Murakawa viaja em turnê com a orquestra

ter, 15/07/2008 - 15h28 | Do Portal do Governo

A Orquestra Jovem das Américas realiza no mês de julho uma grande turnê latino-americana, com passagem programada pelo Teatro Municipal de São Paulo para o próximo dia 20, às 21h. O roteiro brasileiro, que tem início nesta terça-feira, 16, Teatro Castro Alves, em Salvador, conta também com apresentações no Rio de Janeiro (18) e Campos do Jordão (21).

A temporada de concertos reúne 85 jovens músicos de 22 países das Américas do Norte, Sul e Central. Desses, nove são brasileiros, entre eles, a violonista Anna Murakawa, ex-aluna do Projeto Guri que atualmente integra o seleto grupo de estudantes da Academia Nacional de Música Pancho Vladigerov, em Sofia, capital da Bulgária.

Essa é a primeira vez que Anna Murakawa viaja em turnê com a Orquestra Jovem das Américas. Além do Brasil, o grupo visitará também países como Argentina e Uruguai.

Ana Murakawa – Iniciou seus estudos aos 13 anos de idade no Projeto Guri, em São Paulo. Em 2006 tornou-se aluna de Paulo César Paschoal e passou a integrar a orquestra Sinfônica Heliópolis, do instituto Baccarelli.

Aos 17 anos passou a ter como professor Emmanuele Baldini. No mesmo ano, integrou a Orquestra de Câmara da USP (OCAM) e foi aluna dos festivais Femusc (Santa Catarina); Festival de Música de Prados (Minas Gerais) e Festival internacional de Inverno de Brasília. Realizou masterclasses com professores como Daniel Guedes, Jorge Risi, Yerko Tabilo, Renata Kubala, Tasmin Little, Richard Young, José Luis Garcia, Clara Takarabe, Charles Stegeman, Marcello Guerchfeld, Alessandro Borgomanero, Norberto Garcia, Peter Pas, Marcelo Jaffé, Mattew Torpe, Evgenia Popova e Chain Taub, entre outros.

Foi solista no Festival de Prados (concerto para violino e oboé de Bach) e com a Orquestra Sinfonieta Musical de São Paulo (concerto para violino n.5 de Mozart). Em 2008 participou do Festival Femusc (Santa Catarina) e deu continuidade aos estudos em Sofia, onde foi convidada para a academia Pancho Vladigerov, na Bulgária, para se tornar aluna da classe de Evgenia Popova.

Do Projeto Guri