Evite acidentes com fogos de artifício durante a Copa do Mundo

Queimaduras provocadas são graves e quase sempre acompanhadas de amputações e grandes cirurgias

ter, 01/07/2014 - 12h13 | Do Portal do Governo

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) alerta a população para as queimaduras, amputações e cirurgias provocadas por fogos de artifício durante as comemorações da Copa do Mundo. Veja como evitar acidentes e o que fazer caso eles ocorram.

Para utilizar fogos de artifício sem correr riscos, é aconselhável amarrá-los em cabos de vassouras para manter a distância das mãos e do rosto; afastar as crianças e em hipótese alguma deixá-las manusear; e isolar a área se for um grande evento.

Caso ocorra qualquer tipo de queimadura, é necessário cobrir a área com um pano limpo e umedecido com água fria para diminuir o risco de infecção. O corpo humano possui bactérias e, quando há um trauma na pele, elas acabam agredindo o próprio corpo.

É extremamente desaconselhável o uso, por conta própria, de qualquer produto em cima da queimadura. Os mitos de usar pasta de dente, pó de café, entre outros, é muito prejudicial, principalmente na hora da limpeza da queimadura no hospital, podendo causar infecção.

Do Portal do Governo do Estado