Eventos no MAC-USP Ibirapuera abrem espaço para o universo feminino na arte

Exposição, debates e homenagem a Tomie Ohtake integram o calendário do museu

qua, 07/03/2007 - 12h55 | Do Portal do Governo

MulheresArtistas

A mulher será o tema de exposição e debates na programação deste mês do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), no Espaço Ibirapuera. A mostra Mulheres artistas: olhares contemporâneos, que tem abertura oficial no dia 8 e vai até 6 de maio, terá a participação de quatro artistas que trabalham a dimensão do feminino na arte: Beth Moysés, Rosana Paulino, Karin Lambrecht e Élida Tessler. As curadoras Lisbeth Rebollo Gonçalves e Cláudia Fazzolari assinam o evento.

As quatro artistas terão um espaço individual para as suas propostas e um espaço coletivo para o diálogo estético. Na abertura do evento, haverá homenagem especial a Tomie Ohtake, com a exposição de uma obra tridimensional da artista, de 7 metros. “Ela é uma figura emblemática, uma artista representativa da arte contemporânea e que continua em plena atividade com mais de 90 anos de idade. Será uma forma de homenagear, por seu intermédio, todas as mulheres artistas”, diz Lisbeth Gonçalves, diretora do MAC.

A exposição valoriza a presença da mulher que se dedica às artes no Brasil. “A mulher artista trabalha como um agente social e, em alguns casos, sua poética aborda criticamente a questão do feminino. A mulher integra, com forte presença, a cena contemporânea brasileira em interação com as realidades do mundo”, afirma a curadora Cláudia Fazzolari.

Seminário – No dia 9, ocorre o seminário Mulheres, sociedade e cultura, a partir das 10 horas, com a participação de Eliane Cantanhêde, jornalista da Folha de S. Paulo; Claudia Luna, presidente da ONG Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres; Eva Blay, pesquisadora e fundadora do Núcleo de Estudos de Gênero e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; Ana Paula Cavalcanti Simioni, docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP/Leste; e Celi Paulino Cartola, da 9ª Delegacia de Defesa da Mulher, entre outras convidadas.

A direção do MAC pretende repetir a mostra e o seminário em 2008 e 2009 e marcar todos esses eventos com a publicação de um livro. No próximo ano, haverá a participação de artistas de outros países do continente americano.

“Na história da arte, as mulheres sempre tiveram presença marcante. Temos as artistas Anita Malfatti e Tarsila do Amaral como referências do modernismo. Iolanda Penteado é outro exemplo no campo da afirmação das instituições culturais como o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Bienal. Essa dimensão do feminino na arte será objeto dos nossos estudos e eventos relacionados à questão do gênero”, explica Lisbeth.

Da Assessoria de Imprensa do MAC-USP

SERVIÇO

MAC-USP Ibirapuera

Pavilhão Ciccillo Matarazzo, s/nº, 3º piso (prédio Bienal), acesso pela rampa lateral. Tel. (11) 5573-9932. Entrada franca.

• Exposição: Mulheres artistas: olhares contemporâneos

De 9 de março a 6 de maio, das 10 às 19 horas

• Seminário: Mulheres, sociedade e cultura

Dia 9 de março

10 horas: Mesa-redonda Mulher, empresa e política. Participação: Eliane Cantanhêde, Claudia Luna e Eva Blay

14 horas: Mesa-redonda Mulher na cultura. Participação: Dilma de Melo e Silva, Ana Paula Cavalcanti Simioni e Celi Paulino Carlota

16 horas: Mesa-redonda Mulheres na arte. Participação: Claudia Fazzolari, Karin Lambrecht, Elida Tessler e Rosana Paulino