Eventos em todo o Estado comemoram Dia da Consciência Negra

Programação inclui palestras, espetáculos musicais e exposições

qui, 19/11/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Uma série de eventos será realizada em todo o Estado para comemorar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A programação inclui palestras, espetáculos musicais, exposições e missa, entre outras atividades. Confira a programação e divirta-se!

Feira Quilombos em São Paulo

O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) realizou no Parque da Água Branca, a Feira Quilombos em São Paulo nesta sexta-feira, 20, e no sábado, 21. Entre as atrações, apresentações culturais, exposição e venda de artesanato em fibra de bananeira, madeira, palha de milho, bijuterias de sementes, frutas, legumes, compotas doces, doce de leite, picles, pães, roscas, bolachas, açúcar mascavo, rapadura, flores, ostras, móveis e muito mais.

Hip-hop

As comemorações continuarão no dia 28 de novembro com o III Encontro Paulista de Hip-Hop, no Memorial da América Latina. Será um dia todo dedicado à cultura hip-hop, com atrações das 10 às 21 horas. Serão realizadas oficinas, atividades relacionadas ao universo da cultura hip-hop: relações raciais e de gênero, violências, sobrevivências, sexualidade, mídia. 

Programação especial nos museus 

Além da programação na Capital, 15 cidades da Grande São Paulo e interior estão envolvidas nas ações do Mês da Consciência Negra da SEC. São elas: Araraquara, Barretos, Campinas, Caraguatatuba, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itu, Ilha Bela, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos e Sorocaba. 

Diversas instituições culturais da Secretaria de Cultura participam das comemorações do Dia da Consciência Negra. A Pinacoteca do Estado apresenta a exposição A Fotografia Como Eu Sou, de Lita Ferreira, até 7 de fevereiro de 2010. A mostra é composta por 55 imagens em preto e branco e circula em torno do universo afro-brasileiro unindo arte, religiosidade e cenas da vida cotidiana do Brasil. 

No dia 20, o Museu Afro abriu a exposição Eu Tenho um Sonho: De King a Obama – a Saga Negra do Norte. A mostra é composta por fotos, textos, caricaturas, objetos de campanha e cartazes que retratam a luta pelos direitos civis do negro norte-americano, a partir da trajetória de Martin Luther King até a eleição de Barack Obama. Dez artistas plásticos foram convidados pelo diretor-curador do museu Emanoel Araujo para produzirem especialmente para a mostra. São eles: Antonio Helio Cabral, Antonio Peticov, Granato, Claudio Tozzi, Florian Raiss, Helena Sardenberg, Melim, Newton Mesquita, Onesto e George Preston. 

Seminário e palestras 

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, promove ainda: 

Debate sobre “Políticas Afirmativas para Mulheres Negras e Indígenas: Estado e Sociedade”, em comemoração ao Dia Internacional da não violência contra a mulher – dia 25 de novembro. O evento acontecerá no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, das 14 às 17 horas 

Para inscrições e outras informações, ligue para (11) 3291 2622 ou envie um  e-mail para politicapopnegraindigena@justica.sp.gov.br 

Serviço

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/número – Parque Ibirapuera
Funcionamento – de terça a domingo, das 10 às 17 horas (permanência até às 18 horas)
Tel. (11) 5579-0593
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)
Entrada: Grátis
Site: www.museuafrobrasil.com.br 

Das Secretarias da Cultura e Justiça e Cidadania e do Itesp