Eventos abrem novas perspectivas para deficientes

Entre 11 e 13 de novembro, Centro Cultural Rebouças, em São Paulo, promove fóruns, palestras e encontros sobre tecnologia, reabilitação e acessibilidade

dom, 06/11/2016 - 16h05 | Do Portal do Governo

Vários eventos com abordagem sobre temas relacionados à acessibilidade e oportunidades para pessoas com deficiência serão promovidos em um único fim de semana de novembro, no Centro Cultural Rebouças, em São Paulo.

Serão fóruns, palestras e encontros que acontecem de sexta a domingo, 11, 12 e 13 de novembro, com enfoque em temas relacionados à tecnologia, reabilitação, acessibilidade e informação, todos eles dirigidos à inclusão.

Confira abaixo a agenda:

8º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência – Smart Cities – Cidades Inteligentes

Sexta-feira (11), a partir das 9h

O encontro aborda o conceito de Smart Cities (cidades inteligentes) sobre as pontecialidades dos recursos tecnológicos para aprimorar, facilitar e, principalmente, tornar mais acessíveis os ambientes nas cidades. Para obter mais informações clique aqui.

Tom São Paulo – Um fim de semana para fazer um mundo melhor

De sexta-feira (11) a domingo (13)

Profissionais de várias áreas se reúnem para buscar soluções inovadoras para pessoas com deficiência. Essa é a terceira vez consecutiva que a  Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove o evento. Nesta edição, além de exibir protótipos e equipamentos, será aberto um espaço para a apresentação de soluções digitais acessíveis que possam contribuir com a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

A iniciativa é inspirada no projeto Tom Israel, realizado originalmente na cidade de Nazaré, Israel, em 2004. Confira aqui os detalhes da programação do Tom São Paulo.

V Encontro Estadual de Gestores de Comunicação – São Paulo pelo Direito de Expressão

Sexta-feira (11), a partir das 9h

A edição de 2016 traz à tona um tema muito atual e pouco discutido entre os profissionais de comunicação: “Comunicação Digital na Sociedade Inclusiva”. Entre as questões que serão abordas, estão as formas de fazer com que as redes sociais conectem mais as pessoas e derrubem as barreiras que impedem as informações de chegarem a todos, independente de suas limitações.

Também será discutido o comportamento das mídias sociais, para que os conteúdos disponibilizados respeitem as pessoas com deficiência. Clique aqui para mais detalhes.

Estudos sobre a Deficiência

Sábado (12),  partir das 9h

Trará as novidades sobre o tema, que vem sendo debatido desde de meados da década de 1960, sobre a abordagem da deficiência e suas dimensões essencialmente políticas e sociais. A promoção de debates públicos visa desconstruir preconceitos e retirar da deficiência a noção de “doença” e situá-la na perspectiva de uma condição da diversidade humana, sem criar rótulos e identidades. Confira aqui a programação.

Encontro Internacional de Reabilitação

De sexta (11) à domingo (13).

Evento realizado pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro de Tecnologia e Inclusão, voltado para médicos, cientistas, terapeutas e profissionais de saúde, ligados ao tema. Na programação estão palestras, cursos, oficinas e workshops sobre temas relevantes e atuais no campo da pesquisa e reabilitação. Informações aqui.

Do Portal do Governo do Estado