Evento: Workshop em comemoração ao Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais

Objetivo é divulgar informações sobre os trabalhos desenvolvidos ao longo dos 21 anos da Comissão para Restauração da Serra do Mar

seg, 09/10/2006 - 21h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA realiza nesta terça-feira (10/10), das 9h00 às 17h00, em Cubatão, um “workshop” com o tema “A Serra do Mar: Ameaças e Oportunidades”, em comemoração ao Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais – DIRDN. O evento tem por objetivo divulgar informações sobre a região e os trabalhos desenvolvidos ao longo dos 21 anos de existência da Comissão Especial para Restauração da Serra do Mar. O evento vai acontecer no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente – CEPEMA, situado na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera – Guarujá), km 270 + 300 metros, sentido litoral-capital.

O comprometimento da vegetação da Serra do Mar teve início com a implantação e expansão do pólo industrial de Cubatão, a partir da década de 50. O processo de industrialização ocorreu sem considerar o aspecto de preservação ambiental e tal fato, associado às características topográficas e meteorológicas da região, que dificultam a dispersão dos poluentes, resultou em graves problemas de poluição, provocando a morte da vegetação nas encostas da Serra. A intensa degradação ambiental teve como conseqüência a ocorrência de deslizamentos generalizados junto ao parque industrial, culminando com um acidente ambiental de grande porte, em janeiro de 1985.

A partir desta ocorrência, o Governo do Estado criou a Comissão Especial para Restauração da Serra do Mar, com a finalidade de gerenciar medidas para a prevenção e o controle de deslizamentos, além de propor ações para a recuperação da vegetação degrada nas encostas adjacentes ao pólo industrial.

Coordenada pela SMA e tendo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB na sua Secretaria Executiva, a Comissão conta com a participação ativa das seguintes instituições: SMA/Instituto Florestal – IF; Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC; REDEC – Regional de Defesa Civil da Baixada Santista; Prefeitura Municipal de Cubatão; COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão; DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica; IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas; CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, em Cubatão; ECOVIAS – Concessionária ECOVIAS dos Imigrantes.

Durante o “workshop”, o público será informado sobre as inúmeras intervenções realizadas para o controle da poluição industrial, o processo de revegetação das encostas, detalhes do plano de contingência e os avanços alcançados, entre outros temas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 3030.70.76

Da Secretaria do Meio Ambiente