Evento vai arrecadar recursos para o Instituto de Psiquiatria

Objetivo é arrecadar fundos para o Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência

qui, 06/08/2009 - 14h30 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria (IPq) vai promover um jantar-concerto na próxima terça-feira, 11, às 20 horas. O objetivo é arrecadar fundos para o Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do IPq, unidade que necessita de adaptações e novos equipamentos. “Não consegui resistir ao convite. Uma causa social é sempre bem-vinda. Não é possível ignorar o apelo”, diz o maestro João Carlos Martins, regente da Bachiana Jovem.

A venda dos ingressos será revertida integralmente para o instituto. As patronesses Claudia Bork Saad e Patrícia Rollo lideram grupo de voluntárias responsáveis pela organização do evento.

“Escolhemos o tema da dança na música clássica para compor o repertório que será apresentado. Será uma viagem no tempo – da Renascença aos tempos atuais”, explica Martins. O público assistirá, ainda, a uma apresentação do maestro. “Como sou vaidoso, não conseguirei ficar quieto e darei uma ‘palhinha'”, brinca.

O instituto

O modelo de funcionamento adotado pelo IPq integra ambulatórios e unidades de internação, o que facilita o atendimento e atenção total ao paciente e favorece a interação entre eles. O instituto conta com programas e serviços especializados e prioriza a atenção ambulatorial, com o intuito de manter o paciente integrado ao seu meio familiar e social. Com psicofármacos mais modernos e eficazes, a maioria dos transtornos psiquiátricos tem tratamento e controle adequados. As internações restringem-se aos casos em que o quadro clínico do doente requer cuidados mais intensivos, porém, sempre por período limitado. 

O instituto abriga um Centro de Apoio à Pesquisa (Ceapesq), onde se concentram 17 equipes de pesquisadores, vinculados aos diferentes grupos especializados, além de Laboratórios de Investigação Médica (LIMs), que dão infraestrutura para as atividades de pós-graduandos, docentes desta e de outras unidades da USP, bem como a pesquisadores colaboradores recém-doutorados no Brasil e exterior.

Mais qualidade de vida 

O IPq atende 1,4 mil crianças e adolescentes por mês. Após a execução das melhorias, o atendimento será ampliado com novas oficinas para terapia ocupacional e ludoterapia. “Os transtornos psiquiátricos devem ser assunto em todo o âmbito da sociedade, só assim será possível desmistificar a doença e proporcionar qualidade de vida aos pacientes”, avalia o professor Wagner Gattaz, presidente do IPq. O Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do IPq atende crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos graves (autismo, transtorno afetivo bipolar, depressão, transtornos ansiosos, transtornos alimentares, esquizofrenia e quadros psicóticos). 

Serviço
Jantar do IPq – Concerto com João Carlos Martins e Bachiana Jovem
Restaurante Charlô Jockey Club de São Paulo – Ingressos: R$ 250,00
Avenida Lineu de Paula Machado, 1.263 – Cidade Jardim
Convites podem ser adquiridos pelos telefones (11) 3069-7801 / 6890

Da Agência Imprensa Oficial