Evento: Unicamp recebe Grande Prêmio Capes de Tese

Prêmios foram entregues ontem (8/11), em Brasília

qui, 09/11/2006 - 14h16 | Do Portal do Governo

Em solenidade realizada ontem (8/11), no Palácio do Planalto, em Brasília, a Capes fez a entrega do Grande Prêmio Capes de Tese. A historiadora Maraliz de Castro Vieira recebeu o Grande Prêmio “Florestan Fernandes” e Claudio Teodoro de Souza o Grande Prêmio “Carl Peter von Dietrich”. Ambos fizeram o doutorado na Unicamp. Maraliz no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Claudio na Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Os vencedores receberam bolsas de pós-doutorado de um ano no exterior, medalha e diploma. Os prêmios foram entregues pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad. O pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, professor Daniel Pereira, representou o reitor José Tadeu Jorge na solenidade.

A Capes, a mais importante agência brasileira de fomento à pós-graduação, é responsável pelo financiamento de cerca de 60% de bolsas concedidas a instituições de ensino.

A historiadora Maraliz, que fez no doutorado o estudo do quadro “Tiradentes esquartejado”, de Pedro Americo, afirmou que a premiação é um incentivo para a continuidade de suas pesquisas. Ela espera que com a divulgação de seu trabalho alguma editora se interesse por publicá-lo.

A pesquisadora ressaltou também que encontrou na universidade uma sólida infra-estrutura para levar adiante seu trabalho. “Principalmente por suas bilbliotecas. Tive também um cordial e estimulante convívio com professores e colegas, além, claro, do apoio competente do meu orientador, o professor Jorge Coli”, revelou Maraliz, que é docente da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Dizendo-se feliz e orgulhoso pela formação de sua aluna, com a direção de seu trabalho, o professorJorge Coli, do Departamento de História do IFCH, chamou a atenção para outro aspecto que, em sua opinião, merece ser enfatizado. “Este trabalho, que é uma espécie de ‘Oscar acadêmico’, põe em evidência a importância de uma disciplina muito nova na universidade brasileira, que é a História da Arte, o ramo dos estudos históricos, o que ficou claramente evidenciado nesta premiação”.

Cláudio Teodoro de Souza, autor da tese de uma nova substância sobre o combate à diabetes, defendida na Faculdade de Ciências Médicas, disse ter sido gratificante ter visto coroado todo um trabalho de anos de envolvimento com a pesquisa depois de enfrentar uma série de obstáculos.

Souza cresceu na zona rural da cidade de Clementina, na região de Araçatuba. Trabalhou nas plantações de café, milho e amendoim do pai. Na infância andava até seis quilômetros para chegar à escola e foi ter luz elétrica em casa quando tinha 14 anos de idade. “Até então eu estudava à luz de lamparinas”, revela. O pesquisador diz que ali, observando a lavoura, começou o seu interesse pela pesquisa, embora admita que não tivesse idéia do que fosse Ciência. Cursando escola pública e sem fazer cursinho, Souza ingressou na Unesp onde graduou-se e fez sua dissertação de mestrado.

“Foi muito importante o fato de eu ter ido fazer doutorado na Unicamp. O apoio da instituição à pesquisa pavimentou o meu percurso, abrindo caminho para que eu pudesse desenvolver o meu trabalho com tranqüilidade”, afirmou o premiado, destacando o papel desempenhado pelo seu grupo de pesquisa.

Do site da Unicamp