Evento: Secretaria apresenta em feira ações para Agricultura Familiar

Visitantes poderão conhecer Programas como o de Microbacias Hidrográficas

qui, 03/08/2006 - 16h30 | Do Portal do Governo

Começa nesta sexta-feira (04/08) a 4ª edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural – Agrifam 2006. Organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), a Feira contará, em sua solenidade de abertura, com a participação do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Macedo, representando o governador Cláudio Lembo.

De acordo com a Fetaesp, a cada ano a Agrifam atrai um número maior de participantes. Este ano, são esperados 35 mil visitantes, 160 expositores, 500 caravanas de agricultores familiares e assalariados rurais e negócios em torno de R$ 15 milhões de reais.

Dentre as muitas atrações desta quarta edição estão uma feira montada segundo a cadeia produtiva do agronegócio familiar : O Antes, o Dentro e o Depois da Porteira ; uma Rodada de Negócios entre associações de produtores e supermercados; uma propriedade rural de verdade, o “Sítio Modelo”, planejado e implantado pela Unesp/Botucatu; o “Mundo Orgânico”, Coordenado pelo Instituto Biodinâmico (IBD) , um espaço reservado a produtos orgânicos; mini usinas de açúcar e álcool funcionando na feira, além de uma agroindústria familiar produzindo doces. Vários bancos com linhas de crédito específicas para a agricultura familiar estarão liberando financiamentos aos agricultores que poderão comprar as máquinas, equipamentos e insumos.

Como nas edições anteriores, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento contará com um estande, no qual apresentará as principais ações voltadas a Agricultura Familiar no Estado de São Paulo. Os visitantes poderão conhecer Programas como o de Microbacias Hidrográficas que, em uma parceira com o Banco Mundial, beneficia 60 mil agricultores familiares, através da implantação de sistemas de produção, da orientação quanto a utilização de recursos naturais existentes e preservação do meio ambiente.

No mesmo espaço, técnicos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) apresentarão as 27 linhas de financiamento voltadas aos agricultores familiares com renda bruta anual de até R$ 215 mil. Estas linhas, com juros de 4% ao ano e prazos de pagamento de até 5 anos, estarão com recursos disponíveis para que ao agricultor aproveite a Feira e a presença do agente financeiro do Fundo – o Banco Nossa Caixa – para fazer o financiamento e adquirir novos equipamentos, matrizes bovinas e ovinas e melhorar a sua produção e aumentar a sua renda.

Para o Secretário Alberto Macedo, a Feira é uma grande oportunidade apresentar o potencial dos pequenos produtores do Estado. “A Agrifam é a grande vitrine da agricultura familiar. Nela, estão demonstradas a capacidade de produção, agregação de valor e a importância do agricultor familiar para paulista. É muito importante o envolvimento de todos para que a Agrifam cresça cada vez mais e seja a grande referência nacional para a agricultura familiar”, afirma.

Serviço

Evento : 4º Feira Estadual da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural – AGRIFAM 2006
Data: 04 a 06 de agosto de 2006.
Horário: 10 horas
Local: ITETRESP (Instituto Técnico e Educacional para Trabalhadores Rurais do Estado de São Paulo)
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 322 – Município de Agudos – SP.
Da Secretaria da Agricultura