Evento reúne pesquisadores dos institutos do Estado

Encontro acontece na terça-feira, 11, no Instituto de Biologia, Capital

seg, 10/09/2007 - 19h23 | Do Portal do Governo

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) promoverá, nesta terça-feira, 11, encontro em que serão abordados temas variados do cotidiano da classe, como ética, captação de recursos e gestão de projetos e biocombustível.

O evento contará com a presença, dentre outros, de profissionais dos institutos ligados à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento: Agronômico (IAC), de Economia Agrícola (IEA), Biológico (IB), de Pesca (IP), de Tecnologia dos Alimentos (Ital) e de Zootecnia (IZ), além da Agência Paulista dos Agronegócios (Apta).A ApqC, que completou 30 anos em maio, congrega os profissionais da série de classes de pesquisador científico. Presidida por Percy Corrêa Vieira, sua missão é contribuir para o aumento da produção, da promoção do bem-estar da população e da inclusão social.O evento será no IB (avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana – São Paulo – SP). O telefone da ApqC é (11) 5549-9563.

PROGRAMAÇÃO

8 horas às 9 horas – inscrições e entrega de material

9 horas às 10 horas – abertura

10 horas às 11 horas – conferência: “A Fapesp e os Institutos de Pesquisa

Científica do Estado de São Paulo – Carlos Henrique de Brito Cruz , diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

11 horas às 11h15 – intervalo

11h15 às 12h15 – palestra: “Ética & Pesquisa” – Roberto Romano, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

12h15 às 14 horas – intervalo para almoço

14 horas às 15 horas – palestra: “Captação de Recursos e Gestão de Projetos”

– Sérgio Salles, Unicamp15 horas às 17h30 – mesa-redonda: “Produção de Biocombustível: Cenário Atual, Impactos na Economia, na Saúde e no Meio Ambiente – coordenador: Paulo Edgard Nascimento de Toledo, Secretaria do Meio Ambiente

Palestras:

“Produção de Biocombustível: Cenário Atual e Perspectivas para o Futuro – José Goldemberg, presidente da Comissão de Bioenergia do Estado de São Paulo e USP (Universidade de São Paulo)

“Ponto de Vista Econômico: Custo/Benefício para o Brasil” – Sérgio Torquato, IEA

“Impactos na Saúde Humana e no Meio Ambiente” – Paulo Saldiva,  Faculdade de Medicina da USP

Debatedores: Luiz Luchini, IB, e Randau Marques, Secretaria do Meio Ambiente

17h30 – Encerramento

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)