Evento: Projeto Turma do Metrô recebe 90 alunos na primeira visita à Linha 5-Lilás

Será nesta quinta-feira, dia 26

qua, 25/10/2006 - 19h30 | Do Portal do Governo

O Projeto Turma do Metrô receberá nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 8h30, 90 estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), para a primeira visita de alunos à Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze).

O passeio é uma oportunidade para os estudantes conhecerem o funcionamento e as instalações do Metrô, além de visitarem a cabine do trem dessa linha (que, mais recente, possui ar-condicionado, além de diferencial tecnológico em relação às outras linhas: como alimentação aérea, com pantógrafos nos trens).

A visita terá início no Pátio Capão Redondo, local em que os alunos conhecerão o Centro de Controle Operacional da Linha 5-Lilás, assistirão palestra sobre o Metrô e o vídeo “RAP da Linha 5”. A atividade seguinte será uma volta de trem até a estação Largo Treze. Durante esse trajeto, os alunos se revezarão para conhecer a cabine e informarem-se sobre a atividade do operador.

Mais de 14 mil visitas

O projeto, dirigido a crianças e adolescentes entre 6 a 16 anos, para visitarem o Metrô junto com sua escola, começou em 1992, com o nome de Ação Escolar.

Já foram realizadas, nesse período, cerca de duas mil visitas e 165 mil alunos puderam conhecer os bastidores do Metrô. Em 2005, participaram do projeto 6.527 pessoas, entre alunos e professores de 146 instituições.

Nesse ano, o Ação Escolar foi modernizado e virou “Turma do Metrô”. Atualmente, os estudantes são orientados quanto à utilização do sistema, normas e procedimentos de segurança e preservação, por meio de material didático desenvolvido no formato de histórias em quadrinhos.

Para maiores informações sobre a “Turma do Metrô”, inclusive para escolas interessadas em participar, acesse o site www.metro.sp.gov.br.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

C.A.