Evento: Polícia Militar completa hoje 175 anos

Corpo Musical fará apresentação do Concerto da Banda Sinfônica, às 20 horas, no Memorial da América Latina

sex, 15/12/2006 - 14h49 | Do Portal do Governo

Nesta sexta, dia 15, a Polícia Militar completa 175 anos e, em comemoração a data, seu Corpo Musical fará uma apresentação do Concerto da Banda Sinfônica, às 20 horas, na Sala “Simon Bolívar”, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664 – Barra Funda – SP).

Fundada em 1831, quando o então presidente da província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, criou o Corpo de Guardas Permanentes, composto de cem praças à pé e  trinta à cavalo; eram os “cento e trinta de trinta e um”.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, durante esses 175 anos multiplicou – se  e evoluiu, da Guarda Permanente obteve várias denominações e se aperfeiçoou nas missões constitucionais de polícia ostensiva, da preservação da ordem pública, atividades de bombeiros e de defesa civil.

Ao longo desse tempo, os pilares “lealdade” e “constância”, deixados pelo fundador, continuam plenamente válidos e aplicados no dia-a-dia da Instituição. Lealdade com a sociedade para bem servir e proteger.

Está presente nas ruas, com seus mais de 93 mil homens e mulheres, formados e aperfeiçoados, nos 645 municípios do Estado. Prestam serviços à população – 24 horas por dia –  por meio de seus programas de policiamento com bases em dados criminais e sistemas inteligentes de planejamento, execução e supervisão.

Atuam de modo integrado baseados nos Programas de Policiamento Comunitário, Radiopatrulha, Força Tática, Escolar, Integrado e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) aliando-os com policiamento à pé, à cavalo, com bicicletas, helicópteros e aviões de asa fixa, fiscalizam áreas ambientais, o trânsito rodoviário e urbano, eventos esportivos e culturais além dos resgates, combate a incêndios e salvamento por meio do Corpo de Bombeiros.

Da Comunicação Social da PM