Evento: Poli/USP promove palestras sobre a história da Engenharia Elétrica

Semana “James Clerk Maxwell” é organizada pelo Departamento de Energia e Automação Elétricas

seg, 11/09/2006 - 16h37 | Do Portal do Governo

De 18 a 21 de setembro, estudantes do ensino médio e do primeiro e segundo anos de Engenharia terão a oportunidade de aprender um pouco sobre a evolução do conhecimento na Engenharia Elétrica e os personagens envolvidos nessa história. Será a Semana “James Clerk Maxwell”, organizada pelo Departamento de Energia e Automação Elétricas, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).

“Durante quatro dias, serão proferidas oito palestras sobre os grandes nomes da história das pesquisas em eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo e as principais descobertas nessas áreas ao longo do tempo”, explica vice-diretor da Poli, José Roberto Cardoso, organizador do evento.

Todas as palestras (duas por dia) serão dadas no anfiteatro Francisco Romeu Landi da Poli. A palestra de abertura, Eletromagnetismo: Uma Biografia não Autorizada, será proferida pelo próprio Cardoso. No mesmo dia, Elcio Abdalla vai falar sobre as Contribuições de Faraday ao Eletromagnetismo e seu Impacto sobre o Trabalho de Maxwell. Esses dois cientistas tiveram um papel importante na descoberta e entendimento da eletricidade e do magnetismo. Michael Faraday (1791-1867) descobriu, entre outras coisas, como um ímã produz eletricidade, e Maxwell (1831-1879) foi quem formulou a teoria completa do eletromagnetismo.

No dia 19, serão dadas as palestras As Máquinas Elétricas no Século XIX e Modernidade de Maxwell; no dia 20, História da Engenharia das Comunicações: Personagens e Fatos e Alguns Pontos Obscuros da História do Eletromagnetismo; e no dia 21, Michael Faraday: O Gigante da Revolução Científica e Impacto de Maxwell na Eletrônica.

Serviço
 A Semana “James Clerk Maxwell será realizada no anfiteatro Francisco Romeu Landi, no prédio da Administração da Poli (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço:
www.poli.usp.br/NoticiasPoli/NoticiasObj.asp?doc=doc&ID=2269
Da USP