Evento: Parque da Água Branca será sede da maior festa do interior na capital

A cidade de São Paulo será sede da maior festa do interior paulista.

seg, 11/09/2006 - 11h30 | Do Portal do Governo

O Revelando São Paulo trará para a capital mais de 200 municípios, expositores da rica variedade da cultura do Estado. Este ano, mais que nunca, é o momento de comemorar os números expressivos conquistados pelo programa a cada edição.

Realizado desde 1995, seu intuito é promover um Festival da Cultura Tradicional Paulista para evidenciar e revelar todas as manifestações culturais. Na primeira edição, participaram 55 cidades e o público registrado foi de 30 mil pessoas. Em 2005, subiu para 170 municípios, e os visitantes somaram um milhão de pessoas. Duzentos municípios devem participar neste mês.

10ª edição

Promovido pela Secretaria da Cultura, o evento começou neste sábado (9) e termina no dia 17 (domingo), das 9 às 22 horas, no Parque da Água Branca, em São Paulo. De acordo com os seus coordenadores, é um momento único para os moradores da capital conhecerem quanto o Estado é rico em misturas e tradições, artesanatos, comidas típicas, músicas e costumes regionais. Rodrigo Amaral, coordenador do projeto, acredita que o evento “é uma forma de lançar luz para os costumes de cada região do interior”.

Metade das localidades participa de forma intensiva, com estandes e instalações. Os demais marcam presença na programação diária, que inclui o Encontro de Romeiros, a Festa de Cosme e Damião, o Encontro de Sanfoneiros, a Noite de São João, entre outras atrações. Neste ano, serão 28 atividades praticadas no decorrer do dia, com destaque para a Folia de Reis, o Festival de Bonecos de Rua e o Encontro de Romeiros.

O diretor cultural da Abaçaí Cultura e Arte – organização social que produz o Revelando São Paulo, Toninho Macedo, afirma que a principal marca nestes dez anos de existência foi a consolidação do projeto como política pública na cultura tradicional. “Em lugar nenhum do Brasil existe um evento que contemple 30% dos municípios do Estado. Até mesmo em Estados pequenos, não existem projetos semelhantes.”

Da Agência Imprensa Oficial

C.A.